Uma imagem encontrada por um advogado de Penápolis está causando curiosidade nos torcedores do time da cidade. Rafael Martins é santista e colecionador de artigos do Santos e encontrou, em um dos livros oficiais do Peixe, uma foto de Pelé e Coutinho ao lado de um quadro com o escudo do Penapolense.
O CAP disputa a elite do Campeonato Paulista pela primeira vez em 2013 e é uma das sensações do torneio. Caso vença o Alvinegro Praiano no domingo, o time do interior estará classificado às quartas de final. Este será o primeiro confronto entre as duas equipe, por isso, a dúvida sobre a origem da fotografia onde aparece aparece o Rei e um dos maiores ídolos da história do clube.
A foto foi divulgada na página oficial do Penapolense no Facebook e ganhou repercussão. A equipe do TEM Esporte, da TV TEM, foi às ruas de Penápolis e conversou com cidadãos que podem dar mais detalhes sobre a foto.
O educador físico Eduardo Alberton, colunista em um dos jornais de Penápolis, afirma ter entrado em contato com a família de Pelé, que confirmou a foto como verdadeira. A assessoria de imprensa do ídolo santista afirma que o Rei teve uma namorada que era de Penápolis, na década de 1950, mas que o quadro não tem ligação.
De acordo com José Adelton, o Seu Cuca, goleiro que jogou no CAP há mais de 50 anos, o símbolo que aparece ao lado de Pelé era um troféu.
– Naquele tempo era comum darmos taças. O troféu nosso era daquele tipo. Como o presidente do nosso time tinha uma vidraçaria, ele fez pra cada jogador um quadro daquele – afirma o ex-jogador do Penapolense.
No entanto, Seu Cuca não se recorda de onde veio a foto e a curiosidade sobre a origem da imagem continua.
– Não sei. Eu achei um mistério. É idêntico ao que eu tinha, mas quebrou e acabei jogando fora. Poderia ter guardado pelo menos uns pedacinhos – conta, aos risos.
Pelé e Coutinho ao lado do escudo do CAP (Foto: Reprodução / CA Penapolense)