Paulo Consentino é o artista responsável pela obra
no muro do CT Rei Pelé (Foto: Lincoln Chaves)
O livro "O Muro - 100 anos de futebol arte", que conta a história do trabalho do artista plástico Paulo Consentino, foi lançado na noite da última terça-feira, em Santos. Com fotos de Isabel Carvalhaes e Eduardo Virtuoso, textos de Arnaldo Hase e prefácio de Neymar, a publicação ilustra, em 106 páginas, os bastidores da pintura que narra um pouco da história do Alvinegro Praiano.
Responsável pelo projeto, Consentino explicou que a ideia do livro já existia desde a época da pintura do muro do CT Rei Pelé, mas que a ideia foi consolidada posteriormente.
- A gente já pensava em fazer o livro. Desde que começou a pintura, já estava planejado. Não sabíamos qual o formato, se ia ser um projeto incentivado, um projeto direto. Acabou surgindo naturalmente. Demorou um pouco para fazer porque sempre há uma dificuldade com projetos de arte. Mas está aí, pronto. Ficou muito bacana. É um livro muito bonito.
Paulo destacou a importância da obra para sua carreira e enalteceu a quantidade de pessoas que auxiliaram na produção para que o muro ficasse pronto a tempo para o centenário do Santos, em abril do ano passado.
- É um projeto superlativo para mim. Como artista, ele é um divisor de águas na minha carreira. Em termos de pessoas, cerca de 100 participaram desse projeto. Foram 18 meses de trabalho in loco, mais um ano de preparação anterior e muitos desdobramentos posteriores. Então é um projeto que ainda está vivo.
O artista plástico tem sua vida ligada ao Santos. Ele é filho do médico Ítalo Consentino, que trabalhou no clube na era Pelé. Além disso, Paulo é casado com Simone, filha do ex-volante Clodoaldo. Ele garantiu que o sogro gostou do trabalho e dedicou o livro a todas as famílias ligadas ao Alvinegro Praiano.
- (O Clodoaldo) gostou do livro, do muro. Não só ele, como a maioria dos atletas veteranos. Eles sempre prestigiam, com maior carinho, os eventos ligados ao projeto. É uma homenagem a quem vestiu a camisa do Santos e extensivo a família. Eu sou filho de um ex-funcionário do Santos. Então, existe uma família alvinegra. Essa homenagem é aos funcionários do clube e aos filhos. Todos personificados nas imagens dos jogadores.
Ex-jogadores prestigiam evento
O lançamento do livro contou com a presença de nomes que atuaram com a camisa do Santos. Clodoaldo prestigiou o genro e elogiou sua capacidade para poder criar.
- A cada dia a gente se surpreende com a capacidade que ele tem de criar. Esse evento é o reconhecimento ao trabalho que ele executou contando a história do Santos no muro do CT e com o lançamento desse livro. Só faz jus a capacidade que ele tem e a sua história ligada ao Santos Futebol Clube. É uma coisa que une a outra. A sua paixão pela arte e pelo Santos. Algo que casa muito bem.
Outro grande nome da história do Alvinegro, o ex-ponta esquerda Edu disse que o livro é uma forma dele poder mostrar a importância dele e de outros que passaram pelo clube para futuras gerações.
- Isso é muito legal e importante para nossa vida. O que a gente vai guardar são essas recordações, essas histórias. Mostrar para os sobrinhos, para os familiares. Agora, em livro, melhor ainda para nós guardarmos, ter isso em casa. Mostrar não só para a família, mas para os amigos. Com certeza, vamos ficar eternizados.
Já o ex-meia Negreiros, que atuou no Peixe entre 1967 e 1972 falou que o trabalho desenvolvido por Paulo Consentino é motivo de orgulho.
- O Paulo colocou aquela turma no muro. É maravilhoso. De vez em quando vou lá no CT, passo ali, vejo minha imagem. É um orgulho enorme. Hoje, estamos aqui prestigiando o Paulo porque ele merece. Quero que ele tenha sucesso. Ele é uma pessoa boa.
Serviço
Livro: "O Muro - 100 de futebol arte", de Paulo Consetino
Fotos: Isabel Carvalhaes e Eduardo Virtuoso
Textos: Arnaldo Hase
Prefácio: Neymar
Editora: M.Montemor
Preço: R$ 49,90