quinta-feira, 13 de junho de 2013

Bielsa pede, e Santos congela contratações e saídas de jogadores


Marcelo Bielsa técnico Athletic Bilbao (Foto: EFE)Marcelo Bielsa pede à diretoria santista para

segurar mexidas no elenco (Foto: EFE)


O Santos tem negociações avançadas para contratar o técnico Marcelo Bielsa e aguarda sua visita nessa semana. O clube fez uma proposta abaixo da pedida inicial do argentino, de R$ 11 milhões anuais livres de impostos, em um contrato válido até o fim de 2014. O comandante aceitou viajar até o Brasil para continuar as tratativas e conhecer a estrutura do Peixe. Mas também fez um pedido à diretoria: quer que as negociações para saídas ou chegadas de jogadores sejam congeladas enquanto ele conversa com a diretoria, pois quer dar aval às mudanças caso seja contratado. A solicitação foi aceita.


O fato de o Santos aceitar o pedido do treinador mostra confiança em um desfecho positivo. Dirigentes do clube consideram justo o pedido de Bielsa: o treinador ganharia tempo para conhecer o elenco e comandar a reformulação. O Peixe acredita na capacidade do treinador para remontar o plantel e definir as prioridades.



Assim, nomes como Robinho, do Milan, Nilmar, do Al-Rayyan, Bruno Romo, zagueiro chileno do Colo-Colo, e Elton, volante do Internacional emprestado ao Criciúma, todos na mira do Peixe, aguardam o aval de Bielsa. Por outro lado, jogadores que inicialmente treinariam separados do elenco, casos de Dimba, Crystian, Anderson Carvalho e Breitner, todos em retorno de empréstimo, podem ganhar vida nova no clube.


Enquanto não define a contratação de Bielsa, o Santos segue com Claudinei Oliveira, substituto do demitido Muricy Ramalho. Ele já foi avisado que o argentino pode ser acertado e sabe que fará parte da comissão técnica permanente do clube.


Antes de consumar a negociação com o possível novo treinador, as partes precisam definir quando ele começará a trabalhar, pois seu desejo inicial é assumir apenas em 2014. Nesse caso, um auxiliar comandaria a equipe até o fim do ano. A diretoria do Santos está ciente dessa possibilidade, mas ainda não respondeu porque o treinador não a propôs oficialmente.