Qual é o verdadeiro futebol de Paulo Henrique Ganso ? O de sua fase iluminada no Santos, no início de carreira, ou o da maioria dos jogos que fez nas últimas duas temporadas? No 3 a 0 contra o Náutico, o meia são-paulino deu mostras de que ainda tem aquele talento que o levou à seleção brasileira e que, por vezes, parece perdido. Primeiro, um passe de craque, de calcanhar, em sua participação no gol de Ademilson. Depois, um golaço próprio, passando por três marcadores antes de finalizar com sua "perna ruim", a direita. Carregado nos braços pelos companheiros, ele foi eleito não apenas o grande responsável pelo resultado, mas também o craque da rodada#29 do Troféu Armando Nogueira, com uma nota 8,0.
Além de Ganso, outros dois jogadores receberam nota 8,0. Ambos do Flamengo: o goleiro Felipe e o atacante Hernane , nomes decisivos na vitória de 2 a 1 sobre o Bahia. Grêmio, Atlético-PR e Vitória também emplacaram suas duplas. O Tricolor Gaúcho pôs o meia Maxi Rodriguez e o atacante Barcos . O Furacão serviu o time com o lateral-direito Léo e o meia Paulo Baier . Já o Leão tem o lateral-esquerdo Juan e o volante Marcelo entre os 11.
O time da rodada#29 é completado por zagueiros de Portuguesa e Goiás, que tiveram vitórias fora de casa, respectivamente contra Criciúma e contra Vasco. Da Lusa, Lima é o destaque, enquanto o time esmeraldino se vê representado por Rodrigo, que até fez gol.
A seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão – 16 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem relação com o Cartola FC.
GOLEIRO
Felipe não fez gol, mas a torcida do Flamengo comemorou sua defesa no chute do lateral-esquerdo Raul, do Bahia, como se fosse um. No último lance do jogo, numa "bomba" de canhota que entraria no canto e decretaria o empate no Maracanã. Felipe saltou no reflexo, espalmou a bola e ouviu o apito do árbitro confirmando a vitória rubro-negra por 2 a 1. O goleiro recebeu nota 8,0 e assegurou um lugar na seleção da rodada superando outros destaques, como Dida (Grêmio) e Wéverton (Atlético-PR).
LATERAL-DIREITO
Não é de hoje que Léo vem sendo peça importante no esquema do terceiro colocado Atlético-PR. O lateral-direito tem tido atuações consistentes, como a da última quarta-feira, contra o Atlético-MG. Na vitória de 1 a 0 do Furacão, o camisa 99 deu um trabalho danado a Júnior César, com jogadas de linha de fundo, e sem perder o bom desempenho defensivo, combatendo com firmeza as investidas de Fernandinho, Luan e Diego Tardelli, que se revezaram pelo seu setor. Nota 7,5 para Léo, que superou por pouco seu xará do Flamengo e companheiro de posição Léo Moura, outro bom lateral-direito da rodada e que levou 7,0.
ZAGUEIROS
A chegada do Goiás à quinta colocação do Brasileirão é obra de um time bastante homogêneo, no qual do goleiro Renan ao atacante Walter quase todo mundo tem tido atuações convincentes. Um deles é o zagueiro Rodrigo, que contra o Vasco não só foi praticamente absoluto nas jogadas defensivas, como ainda foi à frente abrir o placar na vitória de 2 a 0, fora de casa (veja o gol, ao lado). Rodrigo recebeu nota 7,5 e tem a companhia de Lima, da Portuguesa, na zaga desta rodada. O beque da Lusa anulou Wellington Paulista, suportou bem o momento de pressão do Criciúma e recebeu 7,0 por sua participação no triunfo por 3 a 1, também fora de casa.
LATERAL-ESQUERDO
Ele é lateral-esquerdo, mas não se limita a cumprir burocraticamente a sua função. Eficiente pela beirada do campo, Juan, do Vitória, mostrou diante do Botafogo que tem capacidade de proteger a defesa e circular com desenvoltura no campo de ataque, como um típico armador. Na jogada decisiva para a vitória do Leão por 1 a 0, Juan atuou como se fosse um camisa 10, criando o lance que terminou no gol de William Henrique. De quebra, ainda sofreu um pênalti não marcado. Nota 7,5 para ele. Menção honrosa a Uendel, da Ponte Preta, autor do gol da Macaca no 1 a 0 sobre o Coritiba.
VOLANTE
O volante Marcelo fez a sua estreia pelo Vitória e parecia à vontade, como se já tivesse vestido a camisa do time baiano diversas vezes no Barradão. Ele tomou conta do meio-campo, orquestrando toda a transição da defesa para o ataque e ainda bateu em gol. Atuação excelente e que lhe valeu uma nota 7,0. Com isso, aliás, superou nada menos que 15 volantes que receberam 6,5 nesta rodada, casos de Lucas Silva (Cruzeiro), Denilson (São Paulo), Amaral (Goiás), Ramiro (Grêmio), Bruno Henrique (Portuguesa) e Fellipe Bastos (Ponte Preta), entre outros.
MEIAS
Ganso, o craque da rodada, levou nota 8,0, mas não foi o único meia a brilhar. Como ele, o veterano Paulo Baier, do Atlético-PR, também deu um passe magistral, de letra, para Roger fazer o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Galo (assista ao lado). Lance tão belo quanto o do camisa 8 são-paulino. De contrato renovado com o Furacão, Baier confirmou que ainda tem, sim, lenha para queimar, encontrando espaços em meio a uma marcação dura e esbanjando rapidez de racioncínio. Nota 7,5 para ele, a mesma do uruguaio Maxi Rodriguez, do Grêmio, autor da assistência para o gol de Barcos no 1 a 0 sobre o Corinthians e que merecidamente fecha o trio de armação desta seleção.
ATACANTES
Pode não ser tecnicamente um primor de atacante, mas faz muito bem o que há de mais importante: gols. Hernane é o chamado jogador de um toque só na bola. Para ele, basta. Contra o Bahia, mais uma vez ele balançou a rede (confira, ao lado), seu 13º gol no Brasileirão, em lance decisivo para a vitória rubro-negra por 2 a 1 e que o ajudou a obter uma nota 8,0. Ao lado do "Brocador" na seleção desta rodada está o argentino Barcos, que andava de mal com as redes – não marcava há nove jogos –, mas ressurgiu em grande estilo, com um belo gol em que matou a bola no peito e chutou cruzado, rasteiro, sem chance para Cássio. Nota 7,5 para o "Pirata". Vale destacar também Gilberto (Portuguesa) e Walter (Goiás), que também jogaram bem.
