Em 25 rodadas do Campeonato Brasileiro, apenas um jogador tinha conseguido ser o craque de uma rodada por mais de uma vez. Alex, do Coritiba, foi eleito na quarta e na 19ª. Na 26ª, porém, mais um conseguiu o feito. Gilberto, da Portuguesa, tem sido o símbolo da arrancada da equipe na competição. Outrora cogitada como forte candidata ao rebaixamento, a Lusa já figura em décimo lugar, com 34 pontos, e caminha a passos largos para fugir da degola. Um dos pilares da campanha – a segunda melhor do returno, com 15 pontos em sete jogos – é exatamente o atacante, que alcançou a marca de 13 gols na competição após os dois marcados contra o Santos na vitóira por 3 a 0. Estes últimos lhe renderam nota 8,5 na partida e a coroação como o craque da rodada 26.
A Lusa, de fato, está em evidência no campeonato. Tanto é que dominou a seleção da rodada, com quatro representantes. Os outros foram Luis Ricardo , que marcou um belo gol, e os meio-campistas Bruno Henrique e Souza , destaques nos passes e na criatividade da equipe diante do Santos. Vale ressaltar ainda as notas 8,0 recebidas por Antônio Carlos (São Paulo), Alex Telles (Grêmio) e Paulo Baier (Atlético-PR), todos responsáveis diretos pelas vitórias de suas equipes na rodada com os gols marcados.
A seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão – 16 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem relação com o Cartola FC.
GOLEIRO
Pela segunda vez consecutiva entre os melhores de uma rodada, Fábio vai provando que um grande time começa por um grande goleiro. Debaixo das balizas, ele vem sendo uma das referências da equipe que lidera o campeonato e, ainda que contra o lanterna do campeonato, fez uma partida brilhante, ajudando o Cruzeiro a sair com a vitória. Foram três defesas difíceis que mantiveram o controle do confronto para a Raposa (veja a melhor delas, em chute de Hugo, no vídeo ao lado), que saiu com a vitória por 4 a 1. A atuação lhe rendeu nota 7,5. Quem recebeu a mesma avaliação foi Kléver, do Fluminense, que em sua estreia pelo Tricolor fez uma ótima partida, mas acabou não salvando a equipe da derrota para o Internacional por 1 a 0.
LATERAL-DIREITO
A vitória da Lusa por 3 a 0 sobre o Santos começou com o gol de Luis Ricardo. Versátil, o jogador que ora atua na lateral, ora no meio-campo, mais uma vez mostrou sua vocação para atacar e abriu o placar no Canindé. E foi um belíssimo gol (veja no vídeo ao lado), mostrando sua qualidade defensiva, ao roubar bola de Thiago Ribeiro no ataque, e um ótimo poder de drible e finalização. Mas o que rendeu nota 8,0 ao jogador da Portuguesa não foi só o lance do gol. O volume de jogo apresentado, sendo perigo constante pelo lado direito, criando jogadas e finalizando a gol, o levou a ser o melhor de sua posição.
ZAGUEIROS
Antônio Carlos pode não ter sido brilhante na defesa, já que o São Paulo acabou sofrendo dois gols. Mas o zagueiro foi muito importante na partida com sua presença na área adversária. Mais do que isso, foi vital para a vitória por 3 a 2 sobre o Vitória, no Morumbi. Com dois gols, sendo um deles já aos 42 do segundo tempo (veja no vídeo ao lado), o jogador foi o grande destaque da partida, recebendo nota 8,0. Seu companheiro de seleção é Chicão , do Flamengo. Acostumado a deixar seus gols em cobranças de bola parada, o atleta rubro-negro não marcou desta vez, apesar de ter levado perigo, mas teve uma grande atuação no empate em 1 a 1 com o Vasco. Ele anulou Edmílson e André, homens de frente que atuaram pelo seu setor, sempre se antecipando às jogadas e atuando com seriedade.
LATERAL-ESQUERDO
Pode-se dizer que os laterais da rodada fizeram o serviço completo. A exemplo de Luis Ricardo, o lateral-esquerdo Alex Telles marcou um gol, foi decisivo, atacou bem e defendeu com maestria. Um pacote completo para um jogador da sua posição, que lhe rendeu nota 8,0, a mesma do atleta da Lusa. Vale ressltar, no entanto, a beleza e a importância do gol de Alex Telles (veja no vídeo ao lado), que deu a vitória ao Grêmio sobre o Botafogo por 1 a 0, no Rio. Cada vez mais, o jovem gremista vai se firmando como um dos melhores de sua posição no campeonato.
VOLANTE
Na ótima vitória da Lusa sobre o Santos, um dos pontos de equilíbrio e elo entre defesa e ataque foi Bruno Henrique. O volante fez um ótimo trabalho, de muita inteligência tática, como segundo homem do meio-campo. Ainda, em vários momentos, fez o "serviço sujo" de marcação, matando jogadas do Peixe. Mostrou muita qualidade em seus passes na saída para o jogo, ora buscando os laterais, ora verticalizando as jogadas com Moisés e Souza (veja um belo passe do volante para Luis Ricardo finalizar no vídeo ao lado). Uma boa exibição que lhe rendeu nota 7,5, o melhor de sua posição na rodada. Vale ainda citar Ramiro (Grêmio), Ralf (Corinthians) e Pedro Ken (Vasco), que tiveram destaque nas partidas de suas equipes, todos recebendo notas 7,0.
MEIAS
Os veteranos continuam demonstrando sua importância para levar as equipes do Brasileirão à frente no campeonato. Se Juninho, Alex e Seedorf caíram de produção, o mesmo não se pode dizer de Souza e Paulo Baier. O jogador da Lusa, de 34 anos, tem sido uma das peças fundamentais da recuperação da equipe na competição. Contra o Santos fez uma bela exibição, sempre criando jogadas pelo setor esquerdo de ataque, e não errou um passe sequer na partida. Já o meio-campista do Furacão foi responsável direto pela virada sobre o Coritiba por 2 a 1, marcando os dois gols da equipe (veja o segundo deles no vídeo ao lado), chegando aos 99 marcados na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro. Ambos receberam notas 8,0 por suas exibições.
ATACANTES
A mudança de posição de Ricardo Goulart com tanta facilidade é um dos pontos decisivos para sua manutenção entre os titulares da Raposa, mesmo após a chegada de Júlio Baptista. Apesar de se posicionar como meia, ele se destaca mesmo pelo seu poder de finalização e tabelas quando forma a trinca de ataque com Willian e Borges. Contra o Náutico ele marcou duas vezes com posicionamento perfeito e oportunismo (veja o primeiro gol no vídeo ao lado). Com isso, ele recebeu nota 7,5, a mesma de Walter , que continua em alta no Brasileirão. O alviverde voltou a marcar um gol, em cobrança de falta, e se mostrou perigoso com seus passes e finalizações durante toda a partida no empate em 1 a 1 do Goiás com o Criciúma. Para completar o trio, o craque da rodada: Gilberto, que recebeu nota 8,5. Autor de dois gols contra o Santos, ele mostrou mais uma vez seu faro artilheiro sendo muito importante para a vitória da Portuguesa.