A derrota por 3 a 0 para a Portuguesa, no último domingo, revelou um novo momento do sistema defensivo do Santos no Campeonato Brasileiro. O time, que até bem pouco tempo se orgulhava de ter a segunda melhor defesa da competição, sofreu seis gols nos últimos três jogos - agora é a quinta retarguarda menos vazada. A queda no rendimento do setor coincide com a saída do experiente Durval da zaga santista.
Paraibano de Cruz do Espírito Santo, o zagueiro de 33 anos foi titular em 18 dos 26 jogos do Peixe no Brasileirão. Com ele em campo, a equipe sofreu 18 gols em cinco vitórias, sete empates e seis derrotas. Em sete dessas partidas, o Alvinegro deixou o campo sem ser vazado.
Sem espaço, Durval vê desempenho defensivo do Santos cair (Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)
Após a derrota para o Botafogo por 2 a 1, pela 21ª rodada do torneio, o treinador Claudinei Oliveira optou por barrar Durval - contra Grêmio, Criciúma e Náutico, o zagueiro sequer ficou no banco de reservas. A saída do veterano abriu espaço para a entrada de Gustavo Henrique, de 20 anos. Desde então, o Santos disputou seis partidas (duas vitórias, dois empates e duas derrotas) e sofreu nove gols.
- Claudinei reconhece atuação fraca do Santos e enaltece marcação da Lusa
- Eugenio Mena recebe cartão amarelo e curte suspensão a serviço do Chile
- Santos terá três mudanças para jogo contra Coxa, mas Montillo segue fora
- Claudinei vê Santos como ‘start’ e diz que não se preocupa com renovação
Futuro longe do Santos
Apesar da queda de rendimento no setor defensivo, Durval deve seguir no banco de reservas do Peixe. Contra o Coritiba, na próxima quarta-feira, pela 27ª rodada do Brasileirão, Claudinei Oliveira já indicou que deve manter Edu Dracena e Gustavo Henrique no miolo de zaga - as únicas mudanças em relação à equipe que perdeu para a Lusa serão as entradas de Aranha, Emerson e Alison nas vagas de Vladimir, Eugenio Mena e Renê Júnior.
Segundo jogador do atual elenco com mais jogos pelo Santos - 247, desde 2010 -, o futuro do zagueiro também parece estar longe da Vila Belmiro. O veterano tem contrato até o fim de 2013 e não deve renovar com o clube. O Sport aparece como principal candidato para contar com o jogador na próxima temporada - no meio do ano, o time pernambucano quase contratou Durval, que já defendeu o Leão entre 2006 e 2009.