Campeão do mundo, Raí torce por Ganso no
Tricolor (Foto: Lincoln Chaves / Globoesporte.com)
A "novela" sobre o futuro de Paulo Henrique Ganso parece longe do fim. O São Paulo tem interesse em contar com o meia, e até já fez proposta - R$ 10,7 milhões pelos 45% dos direitos econômicos do jogador que pertencem ao Santos - para tirar o jogador da Baixada. O Peixe rejeitou a oferta e não tem interesse em negociar o camisa 10.
Enquanto isso, um são-paulino ilustre torce para que Ganso vista a camisa do Tricolor. Trata-se de Raí, campeão mundial pelo time do Morumbi e que na última quinta-feira esteve em Santos concedendo palestra a alunos de uma universidade local. Embora reconheça que o atual momento do São Paulo não é de tranquilidade, o ex-jogador relembra que outros jogadores também não chegaram ao São Paulo em alta, mas conseguiram sucesso.
- Como torcedor, já queria que ele (Ganso) estivesse no São Paulo (risos). Admiro o estilo dele e seria um grande prazer vê-lo no Tricolor. O clube não está no melhor momento em termos de tranquilidade para nenhum jogador, nem para ele (Ganso), mas já houve casos de atletas se recuperaram pelo São Paulo. O Adriano, por exemplo, teve (no clube) a tranquilidade que não encontrou em outros lugares, como o Corinthians e o próprio Flamengo. Não conheço os detalhes do imbróglio com o Santos, mas o São Paulo tem experiências bem sucedidas nesse sentido - avaliou.
Raí reconhece, porém, que Ganso não vive um bom momento, e fez coro ao pensamento do técnico Mano Menezes - que não chamou o meia para os amistosos da Seleção contra África do Sul e China, nos dias 7 e 10 de setembro, respectivamente. Assim como o treinador, o ex-jogador do São Paulo acredita que o "Maestro" precisa resolver sua situação com o Santos, seja ficando no clube ou deixando o Peixe, para retomar o bom futebol de outrora.
- É importante que ele se concentre em trabalhar. Ele pode resolver essa questão dele, mas nada está resolvido ainda, e enquanto estiver assim, prejudica a ele e ao clube. Já o vi em fases mais participativas e outras mais passivas em campo. Por isso, acredito que o que ocorre fora de campo vem influenciando o futebol dele - analisou.
Apesar disso, Raí acredita que caso Ganso realmente vá para o São Paulo - o Tricolor pretende fazer nova proposta ao Santos - e esteja bem tecnicamente, qualquer alteração tática no time dirigido por Ney Franco para que o camisa 10 se enquadrasse à equipe seria bem vinda.
- Hoje, (o Ganso) não é a principal necessidade do time, mas acho que com a qualidade que ele tem e se ele estiver bem, vale a pena a equipe se adaptar ao estilo de jogo dele, mais cadenciado. A qualidade dele é tão grande que vale a pena repensar (a forma como o time joga) caso se possa contar com o Ganso - concluiu o ex-meia.
Pelo São Paulo, Raí conquistou duas Libertadores e um Mundial (Foto: Célio Junior / Agência Estado)