domingo, 16 de setembro de 2012

Contra o Coritiba, Neymar segue vida sem Ganso e busca novo recorde


Alyson Gonçalo e Marcio Porto - 16/09/2012 - 12:10 Santos


HOME Ganso e Neymar - Guarani x Santos (Foto: Ivan Storti)


O duelo contra o Coritiba, neste domingo, às 16, no Couto Pereira, representará um marco para Neymar. Após quase quatro anos de parceria no profissional do Santos, pela primeira vez o craque vai entrar em campo depois de seu parceiro Paulo Henrique Ganso ter acertado sua ida ao São Paulo. Abatimento da Joia? Nem pensar.


Neymar segue se superando a cada dia. Contra o Coxa, dois gols o separam de igualar seu recorde de redes balançadas em uma só temporada. O camisa 11 já marcou 42 gols este ano (34 pelo Santos e 8, pela Seleção), contra 44 anotados em 2010, ano em que Ganso estava voando e era até taxado de superior.


Com a ajuda do praticamente ex-camisa 10 do Peixe, Neymar mostrou este ano que pode muito bem atingir a meta hoje. Isso porque ele marcou dois gols ou mais em nada mais nada menos do que contra oito rivais este ano – nove jogos (veja a relação ao lado).


Contra o Coritiba, o atacante também costuma deixar sua marca. Em três confrontos disputados pelo Campeonato Brasileiro, balançou a rede três vezes, conquistando uma vitória, um empate e uma derrota no confronto.


O desempenho deixa o santista esperançoso de que dá para seguir a vida após o fim da dupla mais famosa do futebol brasileiro nos últimos anos. O técnico Muricy Ramalho também exalta a qualidade de Neymar decidir os jogos sozinhos, mas já alertou que precisará de reforços, sobretudo agora, com a saída de Ganso quase decretada.


– Estamos sofrendo. E vamos precisar de muitos jogadores – afirmou o comandante santista.


Na última quarta-feira, após a vitória sobre o Flamengo, Neymar já falou em tom de despedida do amigo. Mas não há tempo para lamentações. É hora de seguir carreira solo ou encontrar outro parça.


Artilharia pesada


1 Botafogo-SP


No Paulistão, dia 9 de fevereiro, foi a primeira vez que o atacante fez mais de um gol no mesmo jogo este ano. Ele anotou três, na vitória por 4 a 1.


2 Ponte Preta


Na goleada do Peixe por 6 a 1 no Paulistão, o atacante marcou duas vezes, em partida disputada na Arena Barueri, no dia 25 de fevereiro.


3 Internacional


Pela Libertadores, dia 7 de março, Joia deu show. Marcou os três gols da vitória por 3 a 1, dois deles sendo considerados verdadeiras pinturas.


4 Guaratinguetá


Pelo Paulistão, dia 29 de março, atacante voltou a marcar três gols, pela terceira vez no ano, na vitória de 5 a 0 do Santos, atuando na Vila Belmiro.


5 São Paulo


Craque acabou com o rival na semifinal do Paulistão, dia 29 de abril, no Morumbi. Marcou os três gols da vitória por 3 a 1, um de pênalti.


6 Guarani


Atacante marcou dois gols no primeiro e no segundo jogo da final do Campeonato Paulista. Vitórias de 3 a 0 e 4 a 2 deram o título ao Santos.


7 Bolívar


Show do Santos tem de ter o toque de Neymar. Atacante marcou duas vezes na goleada de 8 a 0 pelas oitavas de final da Libertadores, na Vila Belmiro.


8 Palmeiras


Última vez que o atacante marcou dois gols em um jogo foi no clássico, dia 25 de agosto, no Pacaembu. Definiu a vitória por 2 a 1, com gol até de falta.