domingo, 16 de setembro de 2012

Quebra-cabeça tático contra Coritiba projeta desafio de Muricy sem Ganso


Muricy Ramalho São Paulo x Santos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Muricy pensa em como substituir Ganso no Santos

(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)


Muricy Ramalho evitou ao máximo dar pistas do time do Santos que levará a campo neste domingo, às 16h (de Brasília), para enfrentar o Coritiba, no Couto Pereira, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Não apenas para "esconder o jogo" do rival, mas também porque o treinador tem dificuldade para encontrar os substitutos de Adriano (vetado por dores no tornozelo esquerdo) e, principalmente, Paulo Henrique Ganso - que está de saída do clube.


A vaga deixada por Ganso abre uma lacuna para diversas possibilidades - ainda que nenhuma seja 100% de agrado ao treinador, que procura um meia com características semelhantes a do "Maestro". O próprio Felipe Anderson , que não enfrenta o Coritiba (suspenso) mas que é o santista mais usado como 10 no Brasileirão, parece o oposto de Ganso: tem como característica a velocidade e cai mais pelos lados.


Diante do Coritiba, três nomes disputam a 10: Gerson Magrão , João Pedro e Bernardo . Concorrência essa que, após o jogo, tende a aumentar para o embate diante da Portuguesa, no próximo sábado, às 18h30 (de Brasília) no Pacaembu, com a volta de Felipe Anderson.


A opção por Gerson Magrão faz do Santos um time mais precavido no meio-campo. Na segunda-feira, inclusive, o jogador chegou a explicar que Muricy o tem escalado como volante pela esquerda, com Arouca à direita e Adriano centralizado.



Aqui não tem mais (camisas 10). São todos corredores, homens de ligação, que não param a bola. Por isso o futebol brasileiro está essa correria danada. O único que tem é mesmo o Ganso"


Muricy Ramalho, técnico do Santos



João Pedro e Bernardo são opções para a equipe se postar de forma mais ofensiva. O primeiro tem a possibilidade de atuar como terceiro atacante - chegou a ser escalado à frente, ao lado de Bill, contra o Atlético-MG -, o que permite ao treinador jogar com ele e Patito Rodriguez abertos, e André pelo meio do ataque.


Já o segundo não é um meia de características tão "agressivas" (termo usado pelo próprio Muricy) como João Pedro, nem cadenciador de jogadas como Ganso, mas se destaca no passe e na bola parada. Bernardo trabalha na ligação entre meio e ataque - função, aliás, que tem exercido nos coletivos entre reservas e equipes da base.


Diante do Coritiba, há até a possibilidade de que Magrão seja usado como segundo volante, devido à lesão de Adriano. Nessa situação, Arouca seria o primeiro homem do meio-campo e se abriria uma vaga para Bernardo ou João Pedro.


A expectativa, porém, é mesmo de que Muricy aposte em Magrão. Assim, Ewerton Páscoa, Leandrinho e Alan Santos são possibilidades para domingo. O primeiro, titular no período que Arouca esteve na seleção brasileira (contra São Paulo e Fluminense), é o nome mais forte.


Com todo o quebra-cabeça a ser solucionado por Muricy, um, "possível" Santos para este domingo terá: Rafael; Bruno Peres, Bruno Rodrigo, David Braz e Juan; Arouca, Ewerton Páscoa (Leandrinho ou Alan Santos), Gerson Magrão (João Pedro ou Bernardo) e Patito; Neymar e André.


Bernardo Santos (Foto: Ivan Storti / Divulgação Santos FC)Bernardo e João Pedro (ao fundo) brigam por vaga no meio-campo (Foto: Ivan Storti / Divulgação Santos FC)


Clique e assista a vídeos do Santos