Neymar é de longe o melhor jogador brasileiro em atividade atualmente. Mas ocupar esse posto traz, além de benefícios, muitas vezes críticas. A maior delas é em relação a um suposto protecionismo concedido ao craque santista. Vanderlei Luxemburgo , que treinou Neymar quando este ainda não havia explodido, criticou a atuação dos juízes em relação ao atacante.
- Existe uma proteção muito grande. O Neymar pode e deve receber uma marcação dura. Dura, não desleal. E não pode ser protegido, para que avance. Ele simula, e (o juiz) dá falta. Alguém tem que chegar para ele e dizer: ‘Meu garoto, o Pelé era duro, disputava com os caras, o Zico foi marcado duro. Se você continuar assim, quando pegar um jogo duro, não adianta (que o juiz) não vai dar falta. O cara vai dividir, vai chegar e o jogo vai correr' - afirmou Luxemburgo no “Bem, Amigos!”.
Em 2009, os dois trabalharam juntos no Santos. E o treinador não poupou a então promessa do clube alvinegro.
- Tem de saber preparar o jogador. O Neymar ainda é um filé de borboleta. Ele é fininho, não aguenta o choque, não está consistente - falou Luxemburgo na ocasião.
Hoje o treinador se rende ao talento do camisa 11 do Santos. E diz que Neymar não deve se transferir para a Europa antes da Copa do Mundo de 2014.
- Acho que não deve sair, porque só vai ser muito bom na Copa se não sair. Não vai acrescentar em nada ele sair do Brasil agora. Não temos na Seleção jogadores remanescentes para segurar a onda. Ele tem que ser ídolo no Brasil, respeitado, para ser o grande nome do Brasil na Copa. É um jogador fantástico, um garoto que adoro e que vai ser o maior jogador do mundo - enalteceu Luxemburgo.
Assista a outros vídeos do “Bem, Amigos!”