Gabigol negocia seu primeiro contrato profissional
com o Peixe (Foto: divulgação/Santos FC)
Em meio a novela sobre o futuro do meia Paulo Henrique Ganso, envolvendo os rivais Santos e São Paulo, adversários no clássico deste domingo, às 16h, na Vila Belmiro, outra suposta disputa dos dois clubes surge nos bastidores. De acordo com Valdemir Silva Almeida, pai de Gabigol, joia da base santista que acaba de completar 16 anos e negocia seu primeiro contrato profissional com o Peixe, o Tricolor sondou Wagner Ribeiro, agente do atleta. Apesar disso, o rival nega o contato e o interesse no jogador, por meio do vice-presidente João Paulo de Jesus Lopes.
– Houve uma sonadgem da diretoria do São Paulo, que conversou com o Wagner Ribeiro, mas nem nos reunimos com eles. Vamos aguardar a posição do Santos. Temos uma reunião na semana que vem. Se o Santos não chegar próximo ao que queremos, aí sim vamos conversar com o São Paulo – disse Valdemir Silva.
– Não sondamos o garoto. Essa informação não procede – negou o vice-presidente de futebol do Tricolor, João Paulo de Jesus Lopes.
Depois do primeiro encontro entre Santos e os representantes de Gabigol, as duas partes se mostraram confiantes no acerto do contrato, que pode ter duração máxima de três anos, de acordo com as normas da Fifa.
Não sondamos o garoto. Essa informação não procede"
João Paulo de Jesus Lopes, vice do São Paulo
Porém, o entrave na negociação está na divisão dos direitos econômicos. Atualmente, Gabigol tem 40% do montante e o Peixe possui os outros 60%, pelo contrato de formação. Pai e agente do atleta querem manter esta divisão, mas o Alvinegro deseja ficar com 70% dos direitos, deixando 30% para o garoto.
Considerado uma das maiores promessas do clube, Gabigol tem fama de artilheiro. Wagner Ribeiro, também agente de Neymar, do Santos, e Lucas, do São Paulo e acertado com o PSG, da França, quer um plano de carreira para o atacante, e deseja vê-lo disputando a Copa São Paulo de Juniores de 2013 para, em seguida, subir ao elenco profissional.
Mesmo com a negativa do Tricolor, a possível nova disputa esquenta ainda mais os ânimos para o clássico. Curiosamente, Gabigol chegou ao Santos depois de brilhar pelo rival deste domingo.
Quem é Gabigol
Gabriel foi revelado por Zito, ex-jogador e ídolo do Santos, em uma partida de futsal atuando pelo São Paulo contra o Peixe. Chegou ao clube aos oito anos, levado junto com a familia de São Bernardo do Campo para a Baixada Santista, onde mora até hoje.
Apesar da idade, Gabigol já tem patrocínio da Nike e recebe salário equivalente ao de um profissional. Desde os 14 anos frequenta as seleções de base do Brasil. Goleador, também pode atuar como meia-atacante (em algumas ocasiões, pela seleção sub-15, ele foi convocado justamente para jogar desta maneira).
Clique e veja vídeos de Santos e São Paulo