quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dirigente tira pressão de Claudinei, mas avisa: 'Vivemos de resultados'


Com as saídas de Neymar e Muricy Ramalho, os holofotes no Santos se voltam não só para a nova safra de Meninos da Vila, mas também para o técnico Claudinei Oliveira, promovido da equipe sub-20 na última sexta-feira. O treinador, campeão da Copa São Paulo deste ano, assumiu o time em meio à necessidade de vitórias - o Alvinegro ainda não venceu no Brasileirão - e, simultaneamente, com a missão de "encaixar" a garotada vencedora da Copinha na equipe. Tudo isso em meio às especulações de que o Peixe busca um comandante mais experiente, como Marcelo Bielsa ou Mano Menezes.


O cenário não é simples, mas de acordo com o gerente de futebol Nei Pandolfo, a responsabilidade por este "novo Santos" não é só de Claudinei. O dirigente destaca a importância do respaldo que tem sido dado ao treinador e lembra que o sucesso dessa nova geração passa também pela validação do potencial da garotada no time profissional. Pandolfo, no entanto, reconhece que só os resultados podem traçar o destino do técnico no comando santista.


claudinei oliveira santos (Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)Multicampeão na base, Claudinei fez sua estreia no profissional sábado (Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos)


- Isso (respaldo) é fundamental. O Claudinei conhece bem os atletas campeões da Copinha e do Paulista (sub-20), e a maioria deles já está conosco desde o ano passado. Ele sabe do potencial de cada um. Acho que isso é uma vantagem que ele tem em relação ao Muricy, por exemplo. Claro que o potencial dos meninos tem de ser validado. Às vezes, alguns sofrem mais com o peso da camisa, outros menos. É normal. Não pode ser creditada a ele (Claudinei) toda essa responsabilidade (na montagem do elenco) - avalia.


Apesar de demonstrar confiança em Claudinei, Pandolfo faz um alerta:


- O futebol não muda de uma hora para outra. Todos sabem que a gente vive de resultados. Não adiantar ter uma filosofia bonita e equilibrada sem os resultados. Então, temos de trabalhar com projeto, com uma opção nova, mas sempre pensando em resultado. Sem isso, tudo será questionado - emenda.



Na segunda-feira, em entrevista ao "Baixada Esporte", da Santa Cecília TV, de Santos, o vice-presidente do Peixe, Odílio Rodrigues, minimizou as especulações sobre a busca por Marcelo Bielsa ou qualquer outro treinador, e manifestou apoio a Claudinei, destacando o currículo do técnico na base. Na apresentação do comandante, Odílio já havia dito que Claudinei "não era interino ou tampão". Assim como Pandolfo, porém, o dirigente admitiu que "todo profissional está sob avaliação".


Nesta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), Claudinei tem novo teste para a efetivação no comando do Peixe: diante do Criciúma, no Heriberto Hülse, pelo Brasileirão. Já no próximo dia 12, na Vila Belmiro, o rival será o Atlético-MG.