domingo, 16 de junho de 2013

No interior do RJ, Santos 'genérico' busca título amador e tem até Neymar


Que atire a primeira pedra o clube que não possui sua versão genérica. Com tradições centenárias, as principais equipes do futebol não só brasileiro, mas do mundo, servem de frequentes inspirações para a criação de novos times, amadores ou profissionais. O Flamengo-PI, o Botafogo-PB e o Barcelona de Guayaquil são poucos dentre os inúmeros exemplos espalhados por aí. Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, uma equipe com cores, escudo e nome do Santos anda se destacando e tenta conquistar o título da Supercopa de Futebol Amador da cidade. E diferente do grande paulista, a versão carioca do Peixe ainda conta com seu "Neymar".


- Quando eu digo que jogo no Santos, muita gente não acredita. Depois, você consegue convencer, explica que é um campeonato amador, num time de Nova Friburgo - brinca Magno Magalhães, goleiro do 'genérico'.



A paixão pelo futebol não tem diferença"


Marcelo Silveira,

diretor do Santos 'genérico'



O Santos de Nova Friburgo reúne atletas de fim de semana, que curtem, pelo menos por uma dia, o gosto de ser jogador de futebol. Sem patrocínios de peso e receita significativa, uma semelhança com Santos, digamos, verdadeiro é destacada: a paixão pelo futebol.


- A diferença entre os dois é muito grande, não tem nem comparação. Mas a paixão pelo futebol não tem diferença. Quem gosta de futebol sabe. A gente fica ali do lado de fora brigando, discutindo um com outro. Mas é assim mesmo. No futebol, nem sempre tudo é alegria - conta Marcelo Silveira, diretor do time.


A competição amadora tão cobiçada pelo Santos reúne oito equipes de Nova Friburgo e cerca de 160 atletas. Na última semana, o Peixe, então líder da competição, foi a campo para enfrentar o Vargem Alta, a duas rodadas do fim. O resultado não foi lá o esperado: 1 a 0 para o adversário. Por consequência, a equipe perdeu a liderança da Supercopa.


Bruno Martins, jogador do Santos de Nova Friburgo (Foto: Reprodução Inter TV Esporte)Bruno Martins usa penteado parecido com o do

Neymar (Foto: Reprodução/InterTV)


"Neymar" ainda está no Santos


Como o original há pouco mais de um mês, o Santos de Nova Friburgo também possui seu "Neymar". A comparação não diz respeito à habilidade, mas sim ao visual. Bruno Martins, camisa 10 da equipe, porta um penteado à la novo craque do Barcelona e garante que o moicano existe antes da proliferação feita por Neymar.


- Eu sempre gostei desse penteado, mas como eu vi o Neymar usando também, aí dei aquela "moral" de dar uma arrepiada - conta Bruno.