sábado, 15 de junho de 2013

Pausa para Copa das Confederações vale muito para Flu, Coritiba e Timão


Thiago Neves treino Fluminense (Foto: Nelson Perez / Fluminense. F.C.)Thiago Neves é um dos tricolores que ganharam

um tempo a mais para se recuperar de lesões

(Foto: Nelson Perez / Fluminense. F.C.)


A Copa das Confederações significa um vazio no coração dos torcedores apaixonados por seus clubes. A pausa, entretanto, será muito benéfica para grande parte dos participantes do Brasileirão, com destaque para Coritiba, líder da competição, Fluminense, atual campeão, e Corinthians, vencedor da última Libertadores.


O Tricolor das Laranjeiras é de longe o time que contará com mais reforços após pausa. Atualmente, são sete atletas entregues ao departamento médico, entre eles Thiago Neves, Felipe e Wellington Silva, além de três servindo à Seleção - Diego Cavalieri, Jean e Fred. Deco, já liberado para jogar após julgamento nesta sexta-feira, é outro que volta. Michael, suspenso preventivamente por uso de cocaína, ainda será julgado. Abel Braga, após a derrota por 2 a 1 para a Portuguesa, na última quarta-feira, celebrou a parada provocada pela Copa das Confederações.


- Esse tempo será precioso justamente para termos um grupo forte como ele realmente é. Estou recorrendo a meninos que não têm de resolver. Já resolveram em alguns momentos, como o Denilson, mas o time titular do Fluminense é completamente diferente desse (que perdeu para a Portuguesa). A parada significa recuperar um grupo de jogadores que não estou contando. Será importante nesse aspecto - festejou o comandante tricolor.


Renato Augusto treino Corinthians (Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians)Renato Augusto volta ao Timão após a pausa

(Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians)


Também com sete jogadores entregues ao departamento médico, o Coritiba provavelmente poderá contar com todos que atualmente estão no estaleiro já contra o Flamengo, primeiro duelo após a Copa das Confederações. O técnico Marquinhos Santos contará com, por exemplo, os importantes retornos da eterna promessa Keirrison e do zagueiro Emerson. O atacante Deivid, que atuou no sacrifício nas últimas duas rodadas com uma inflamação na sola do pé esquerdo, mostrou-se aliviado.


- Esse problema estava incomodando bastante e provocando muitas dores. Agora, vou poder descansar e fazer um tratamento para voltar a jogar, no início de julho, completamente recuperado - estimou.


Quem também considera a pausa crucial para renovar as baterias dos atletas é o fisiologista do Corinthians, Bruno Mazziotti. Para ele, o período será ótimo para o meia Renato Augusto, fora do time desde março devido a um problema muscular na coxa direita. Ele é um dos seis atletas do Timão em tratamento.


- Essa parada é fundamental para ajustar os aspectos físico e técnico. Logicamente você tem uma apreciação melhor para programar a carga de trabalho dos atletas. Como não temos lesões muito graves, a ideia é ajustar tudo (as lesões) na primeira semana da pausa para reestabelecer por completo o elenco e botar Chicão, Paulo André, Edenílson e Alessandro para treinar junto com o grupo já na segunda semana da pausa. O Renato (Augusto) já está liberado clinicamente. Esse tempo ele vai usar para pegar tempo de bola e fazer treinos físicos e técnicos - afirmou.


Médico do Flamengo só vê benefícios


Representante de um time que não foi muito prejudicado por lesões, o médico Marcelo Soares, do Flamengo, procurou dar uma panorama geral da parada. Só há benefícios, segundo ele, e principalmente para os clubes que disputaram competições simultaneamente no primeiro semestre.


- Há a questão individual, mas o primeiro fator positivo é que você ganha um período a mais para os lesionados não perderem jogo nenhum. O outro aspecto é que o atleta vem sempre trabalhando no limite dele (enquanto disputa competições). Quando você dá uma parada, é a chance de fazer as regenerações que têm de ser feitas normalmente durante o campeonato. Não tem aquele treino regenerativo depois dos jogos? Então esse é o momento de aliviar as dores musculares e diminuir esse desgaste. Na parte física, como a maioria dos clubes só deu uma semana de folga para os jogadores, perde-se muito pouco. Logo eles recuperam. Não tem nada de negativo nessa pausa. É muito positivo, ainda mais para clubes que disputaram as finais dos estaduais e a Libertadores. Esses sofrem um desgaste muito maior - completou.


Embora faça campanha intermediária, também é válido destacar a líder no quesito jogadores entregues ao departamento médico. Trata-se da Portuguesa, com oito lesionados.


Confira gráfico dos lesionados:


lesionados2 (Foto: Infoesporte)