sábado, 15 de junho de 2013

Santos consulta plano B, mas retoma negociações com Marcelo Bielsa


marcelo bielsa atlético de bilbao (Foto: Agência Getty Images)Bielsa pode visitar o Santos na próxima segunda-

feria (Foto: Agência Getty Images)


Após praticamente desistir da contratação do técnico Marcelo Bielsa e até estudar o também argentino Gerardo Martino, do Newell’s Old Boys, como plano B, o Santos ainda mantém esperança em contar com o ex-treinador do Athelic Bilbao. Boa parte das exigências que Bielsa fez, e que no início assustaram a diretoria do Peixe e o Comitê de Gestão, já começa a ser derrubada pelo clube e a recusa de algumas delas já foi aceita pelo técnico. O principal entrave no momento é a questão do câmbio – Bielsa quer receber em euro e o Peixe quer pagar em real. Se ceder à última pendência, Bielsa irá à cidade de Santos na próxima segunda-feira conhecer as dependências do clube e, se tudo for acertado, assinar contrato.


Duas das principais exigências de Bielsa já caíram por terra. Seus vencimentos serão praticamente iguais aos de Muricy Ramalho, demitido há duas semanas, mas ele tinha pedido uma multa rescisória considerada irreal pelo Comitê. Os responsáveis pela negociação já conseguiram fazê-lo mudar de opinião e diminuir as cifras. Bielsa também pediu, como é comum na Europa, que o clube arcasse com a sua moradia e lhe desse um carro. O Santos não se mostrou interessado em atender à solicitação. O que falta resolver é a questão do pagamento: em real ou em euros.


O contrato oferecido a Bielsa é de 18 meses, terminando juntamente com o mandato do presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro. Nos semestre de trabalho, o argentino seria um diretor técnico, responsável pela montagem da comissão, análise de valores das categorias de base, acompanhamento de jogos Brasil afora... Tudo para montar um elenco forte no ano que vem, quando a meta seria brigar pelo título brasileiro. Até a forma de pagamento já foi estipulada: 20% em 2013 e 80% em 2014.


Mas quem seria o técnico agora? Este é um dos pontos a resolver caso Bielsa diga sim. Talvez ele queira deixar um auxiliar direto seu no banco, mas a diretoria santista vai defender a manutenção de Claudinei Oliveira no projeto.


As negociações com Bielsa, que começaram no dia 1º de junho, podem ter o capítulo final nos próximos três dias. Durante o fim de semana, os interlocutores esperam resolver as últimas pendências. Com tudo definido, Bielsa chega a Santos na segunda-feira, conhece as dependências do seu novo clube e assina contrato.