Após recolher mais de 300 assinaturas entre atletas dos principais clubes brasileiros, em reunião que durou cerca de três horas, numa empresa de publicidade na zona sul de São Paulo, na última segunda-feira, o movimento chamado de Bom Senso F.C enviou um ofício à Confederação Brasileira de Futebol cobrando uma reunião com a entidade para tentar melhorar aspectos que considera serem fundamentais para o futebol do país.
Em sua página no Facebook, o grupo de 20 jogadores propõe a discussão de cinco pontos: calendário do futebol nacional, férias dos atletas, período adequado de pré-temporada, fair-play financeiro (trata da questão de dívidas dos clubes para com os atletas) e participação nos conselhos técnicos das entidades que regem o futebol.
- Por um futebol melhor, para quem joga, para quem torce, para quem transmite, para quem patrocina. Por um futebol melhor para todos - encerra o comunicado.
Reunião do Bom Senso F.C. em São Paulo (Foto: divulgação)
Participaram da reunião, no início da semana, Rogério Ceni, Jadson e Fabrício (São Paulo); Paulo André (Corinthians); Barcos e Dida (Grêmio); Alex, Lincoln e Deivid (Coritiba); D'Alessandro, Rafael Moura, Gabriel, Juan e Alex (Internacional); Gilberto Silva (Atlético-MG); Bruno (Palmeiras); Corrêa (Portuguesa); Edu Dracena (Santos), além do meia Edu e do lateral Paulo César, que estão sem clube.
O movimento surgiu depois que o calendário de 2014 foi divulgado pela CBF. Nele, os estaduais teriam início no dia 12 de janeiro. Diante da polêmica, as federações já foram liberadas para que os campeonatos começassem uma semana depois, no dia 19.