quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Na Europa há cinco anos, ex-santista Marcelo busca sucesso na Alemanha


Marcelo zagueiro Hannover Alemanha (Foto: Arquivo Pessoal)Ex-Santos, Marcelo chegou neste ano ao Hannover

(Foto: Arquivo Pessoal)


Revelado pelo Santos, o zagueiro Marcelo se consolidou no futebol atuando na Europa. Após passagens com títulos por Polônia e Holanda, o jogador chegou ao Hannover, da Alemanha. No novo clube, o atleta, de 26 anos, busca novos desafios dentro de um dos principais campeonatos da mundo.


Ao GLOBOESPORTE.COM, o reforço do Hannover falou sobre as expectativas nesta nova empreitada. Marcelo atuava pelo PSV, da Holanda, quando surgiu a oportunidade de ir para o futebol alemão. Segundo o zagueiro, uma chance que ele não titubeou para aceitar.


- Eu já estava há três anos na Holanda e, quando surgiu essa oportunidade, não pensei duas vezes. A Bundesliga (como é conhecido o Campeonato Alemão) é uma das melhores ligas do mundo e estar no Hannover é uma oportunidade de poder disputar uma liga na qual sempre almejei um lugar. As coisas aconteceram muito rapidamente e, em poucos dias, tudo foi resolvido - contou.


Marcelo explicou que o estilo de jogo alemão se destaca na parte física, enquanto na Holanda o futebol era mais técnico. O jogador começou a temporada como titular e o Hannover teve um bom início no campeonato, ocupando a 4ª colocação. Segundo ele, o foco da equipe é alcançar as ligas europeias (Liga dos Campeões ou Liga Europa).


- O time começou bem a temporada e temos um bom planejamento. Estamos trabalhando duro para chegar em uma competição européia. Esse é o nosso objetivo esse ano.


Marcelo zagueiro Hannover Alemanha (Foto: Arquivo Pessoal)Marcelo acredita que futebol alemão pode ajudá-lo a chegar na seleção brasileira (Foto: Arquivo Pessoal)


A presença de conterrâneos auxiliou Marcelo na adaptação. No time dos "Vermelhos", como é conhecido o clube, estão também Felipe e França, que atuaram no Criciúma, além do brasileiro naturalizado alemão Leonardo Bittencourt.


- No Hannover temos quatro brasileiros e o convívio e muito bom. O Luiz Gustavo está aqui perto, em Wolfsburg, mas ainda não tive a oportunidade de conversar com ele. Munique é longe demais, mas nos dois jogos contra o Bayern (de Munique) que fizemos,conversei com o Dante e o Rafinha. Quem sabe nos encontramos em um dia de folga.


Sobre o futuro, o zagueiro espera se estabelecer no novo país e fazer história no Hannover. Ele deixou em aberto a possibilidade de voltar ao Santos, mas garantiu que ainda está longe de acontecer.


Marcelo zagueiro Hannover Alemanha (Foto: Arquivo Pessoal)Jogador tem sido titular da equipe no início da

temporada (Foto: Arquivo Pessoal)


- Quero me estabelecer aqui na Alemanha e fazer boa temporada pelo Hannover. Eu quero ajudar o clube a chegar a uma competição europeia e fazer historia aqui. Em termos de futuro, só a Deus pertence, mas quero fazer um bom trabalho por aqui. Sobre uma possível volta ao Santos, quem sabe? Mas ainda está longe.


Além disso, Marcelo espera utilizar o futebol alemão como trampolim para chegar a seleção brasileira, assim como fizeram Juan, Lúcio e Dante. O jogador sabe que o grupo atual tem bons zagueiros, mas está confiante.


- No momento, o Brasil está muito bem servido de zagueiros. Mas sei que se eu fizer um bom trabalho no Hannover, existe a possibilidade de ser visto e quem sabe apareça uma oportunidade. Trabalho para isso. A Bundesliga e uma das melhores ligas do mundo e sempre teve zagueiros da Seleção, jogando aqui. Agora, o Dante, do Bayern de Munique, faz parte do time.


Início da carreira e tempos difíceis no Santos


Nascido e criado na Baixada Santista, Marcelo se dividia entre o futebol de campo, pelo São Vicente, e o futsal, no Santos. Mas, aos 16 anos, chamou atenção em um teste para jogar no time de campo do Peixe, e ficou de vez no gramado.



A estreia entre os profissionais veio em 2007, aos 20 anos. O zagueiro permaneceu no Alvinegro Praiano até 2008 e viveu um momento de entressafra no Peixe, entre as gerações de Robinho e Neymar.


- Tinha muita pressão porque todo mundo esperava pelos novos meninos da Vila. Nós tínhamos muitos jogadores jovens.


Daquele tempo, ficou o contato com alguns jogadores, como Renatinho (Portimonense, de Portugal), os irmãos Bruno Moraes (Gil Vicente, de Portugal) e Júnior Moraes (Metalurh Donetsk, da Ucrânia), além do lateral Kléber (Internacional).


Ida para a Europa e o frio polonês


Após imbróglio envolvendo um contrato de gaveta com o Santos, Marcelo conseguiu, em setembro de 2008, a liberação para acertar com o Wisla Cracóvia, da Polônia. O jogador lembrou das dificuldades de adaptação no novo país.


- O frio polonês é bastante difícil suportar e a cultura polonesa é bem diferente do que eu estava acostumado. Mas sabia que precisava me adaptar o mais rápido possível para poder ter sucesso.


O sucesso veio logo no primeiro ano de clube, com o título nacional da temporada 2008/2009. O zagueiro relembrou os melhores momentos em sua estadia em Cracóvia.


- Conquistar um título logo no primeiro ano é algo que ficou marcado na minha carreira. No segundo ano eu ainda fiz 10 gols, mas fomos vice campeões com um ponto a menos do que o campeão (Lech Poznan). Para mim, pessoalmente, foi a minha melhor temporada.


Pelo time polonês também veio a realização de outro sonho: atuar na Liga dos Campeões da Europa. Competição que, no Hannover, ele espera voltar a disputar.


- A Liga dos Campeões é um torneio que todos gostam de disputar e comigo não é diferente. É a maior competição do mundo, onde estão os maiores jogadores. É muito bom disputar. Espero poder estar de volta em breve.


Na Holanda, mais títulos e destaque


Marcelo zagueiro PSV homenagem 100 jogos (Foto: Arquivo Pessoal)Revista destaca marca de 100 jogos de Marcelo

pelo PSV (Foto: Arquivo Pessoal)


Marcelo passou duas temporadas no Wisla Cracóvia antes de se transferir para o PSV, em julho de 2010. No novo desafio, o zagueiro não enfrentou tantos problemas, pois já falava inglês e o clube deu todas as condições para que a adaptação fosse rápida. Entretanto, ele teve que conviver com outro peso: ser um brasileiro em um clube onde atuaram Romário e Ronaldo.


- Lá, a expectativa para um jogador brasileiro é sempre grande. Infelizmente, agora, há poucos brasileiros na liga.


Foram três temporadas no time de Eindhoven, com 138 jogos, conquistando a Copa dos Holanda (2011/2012) e a Supercopa Holandesa, batendo na final o rival Ajax (2012).


Distância da família


Na Europa, o zagueiro vive com a esposa Tatiane e os dois filhos. Já a mãe e as irmãs ficaram na Baixada Santista. Mas, para matar a saudade dos parentes, Marcelo recorre à internet.


- Minha esposa e meus dois filhos estão aqui comigo. Isso é o mais importante. Em relação a minha mae e irmãs, elas vem me visitar quando pode, pois estudam e trabalham. Só vejo mesmo elas nas férias. Mas, com a tecnologia que temos hoje, dá para ver elas sempre e matar saudade.


marcelo psv (Foto: Divulgação)Esposa de Marcelo e filhos vivem com o zagueiro na Alemanha (Foto: Divulgação)