LANCEPRESS! - 02/10/2013 - 14:46 Santos (SP)
Se o Santos conseguiu reagir após a saída do atacante Neymar e do técnico Muricy Ramalho e hoje é o paulista melhor colocado no Campeonato Brasileiro - ocupa a nona posição, com 33 pontos -, muito se deve ao rival São Paulo, adversário da equipe alvinegra nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, pela 25ª rodada da competição nacional.
Dos últimos 13 gols marcados pelo Peixe, dez foram feitos por ex-jogadores da equipe tricolor, que deixaram o Morumbi nos últimos anos como "renegados" e aportaram na Vila Belmiro nesta temporada. São eles: o volante Cícero (quatro gols), o atacante Thiago Ribeiro (quatro gols) e o centroavante Willian José (dois gols).
E MAIS:
> No Brasileirão, Santos apenas conseguiu vencer quando teve Leandrinho titular
> Vila não deve lotar no San-São desta quarta-feira: pouco mais de 4 mil vendidos
> Dois filhos de Dracena: Edu e Rodrigo Caio fazem reencontro de amigos na Vila
Cícero carrega consigo a maior decepção com a ex-equipe. Lá, teve bom rendimento, foi elogiado por importantes nomes, como o então treinador Emerson Leão, e era titular absoluto. Porém, após a chegada de Ney Franco, perdeu espaço e foi liberado no fim da última temporada. Neste ano, ele é o artilheiro e principal jogador do Peixe, com 16 gols anotados.
Outro nome bem conhecido do rival desta quarta é o atacante Thiago Ribeiro. Ele atuou no São Paulo entre 2005 e 2007, e esteve presente no título do Mundial de Clubes, em 2005. Além disso, foi artilheiro do clube no Campeonato Paulistao de 2006 e se sagrou campeão Brasileiro no mesmo ano. Nos últimos meses de clube, no entanto, perdeu espaço na equipe e foi liberado para acertar com o Al-Rayyan, do Qatar.
Para fechar o trio dos "renegados", Willian José atuou no São Paulo entre 2011 e 2012. Teve bom início e foi um dos artilheiros do time no Paulista do ano passado, mas perdeu espaço com a chegada do ídolo Luis Fabiano. Sem moral, ainda foi alvo de críticas da torcida e acabou dispensado no fim do ano passado.
Dentre os últimos jogadores a balançar as redes para o Santos nos últimos jogos, outro que tem ligação com o Tricolor é o lateral Cicinho, autor do gol contra o Atlético-MG, no último domingo, pela 24ª rodada do Brasileirão. Antes de acertar com o Peixe, o ex-lateral da Ponte Preta foi alvo do São Paulo, que fez proposta oficial para contratá-lo, mas não conseguiu chegar a um acordo com a equipe de Campinas.