domingo, 19 de agosto de 2012

Neymar marcou mais gols no ano do que todos atacantes do Corinthians juntos


Bruno Cassucci

Publicada em 19/08/2012 às 06:00

São Paulo (SP)


Neymar vale por 12. Pelo menos se considerada a dúzia de atacantes que o Corinthians, adversário do Santos, às 16h, na Vila Belmiro, utilizou este ano. Autor de 31 gols em 32 jogos pelo clube nessa temporada (média de 0,96% por partida), o camisa 11 já balançou as redes mais vezes em 2012 do que todos os homens de frente do rival juntos.


E olha que o craque santista teve concorrência de peso: Emerson Sheik (8), Liedson (5), Jorge Henrique (3), Willian (5) e até Adriano Imperador (1) foram alguns dos atacantes que anotaram para o time de Parque São Jorge (veja a relação completa abaixo). No entanto, nem com mais de um time inteiro de atacantes o Corinthians alcançou a Joia, tendo marcado “apenas” 30 gols.


Neymar vive a fase mais goleadora de sua carreira. Prova disso, é que, em 2012, ele já balançou as redes mais vezes do que em todo o ano passado, quando fez 24 gols pelo Santos. Se mantiver o aproveitamento, o recorde de 43 tentos pela equipe, alcançado em 2010, também será batido muito em breve.


Neste ano, o camisa 11 alvinegro já sagrou-se goleador do Paulistão e da Libertadores. Contudo, a busca pela “tríplice coroa”, que virá em caso de artilharia no Brasileirão, não é fácil. O atacante participou somente de quatro jogos do campeonato e fez três gols, seis a menos do que Fred, do Fluminense, jogador que mais balançou as redes no Nacional até o momento.


Contra o Corinthians, então, é hora de “tirar o atraso”. O retrospecto contra o rival, porém, não é dos melhores. Em 12 jogos diante do Timão como profissional, Neymar marcou quatro gols. Por outro lado, a Joia vem bem em clássicos este ano: seis gols em seus jogos (quatro contra o São Paulo e um contra Palmeiras e Corinthians).


Se ele mantiver o aproveitamento, a torcida santista tem uma dúzia de motivos para acreditar na vitória neste domingo.


Atacantes do Corinthians


Emerson Sheik

Artilheiro do Timão na temporada, com oito gols em trinta partidas.


Liedson

Jogador, que se transferiu para o Flamengo, em julho, fez cinco gols.


Willian

Fez cinco gols e já deixou o clube.


Jorge Henrique

Fez três gols em 31 partidas no ano.


Romarinho

Marcou quatro gols, três no Brasileiro.


Elton

Reserva, balançou as redes três vezes.


Adriano

Imperador fez um gol no Paulistão.


Gilsinho

Pouco aproveitado, fez um gol


Adilson, Bill, Guerrero e Martínez

Nenhum dos atacantes fez gol.


Neymar tem média de quase um gol por jogo (Foto: Ivan Storti)


Peixe busca centésimo gol em 2012


O Santos pode alcançar uma importante marca nesta tarde, contra o Corinthians. Se conseguir vazar Cássio, o Peixe chegará a seu centésimo gol na temporada.


Em 52 duelos no ano, a equipe de Muricy Ramalho tem 99 tentos marcados - média de 1,90 tentos por partida. Destes, Neymar é responsável por 31 (31,3% do total). O vice-artilheiro da equipe é Alan Kardec (que já deixou o clube) com 13 gols. No atual elenco, o meia Paulo Henrique Ganso é o segundo goleador, com oito bolas nas redes.


O Santos se autodenomina o clube mais artilheiro da história, com 11.841 gols, e tem feito jus ao posto nos últimos anos. De 2003 para cá, o time de Vila Belmiro só não alcançou a marca centenária duas vezes. Em 2008, quando marcou 90 gols em 67 jogos (média de 1,34) e em 2009, com 98 tentos em 65 duelos (média de 1,51).


Curiosidades do artilheiro Neymar


Precisa de quanto?

A cada quatro chutes, Neymar marca um gol no Brasileirão. Ele finalizou dez vezes no campeonato e fez três gols. No Paulistão, quando ele foi artilheiro com 20 gols, ele teve aproveitamento similar.


Nem o Rei

Sem for o goleador do Brasileirão, Neymar conseguirá um feito que nem mesmo Pelé teve: a “tríplice artilharia”. O Paulistão e Libertadores já estão na conta. Será que ele fatura o Nacional?


Caçado

Não é de hoje que o atacante santista é visado pelos marcadores adversários. Como tem sido rotina nos últimos campeonatos que disputa, Neymar é o jogador que mais sofre faltas no Brasileirão. Em quatro jogos, foram 32 infrações (média de oito por partida).