Há 50 anos, no dia 19 de setembro de 1962, o time do Santos FC vencia o Sport Lisboa e Benfica pelo placar de 3 a 2 na primeira partida da final do Mundial Interclubes, no Maracanã, com gols de Pelé (2) e Coutinho formando com Gilmar; Lima, Mauro, Dalmo e Calvet; Zito e Mengálvio; Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe. O técnico Luis Alonso, o Lula.
O onze português veio ao nosso país na esperança de vencer com facilidade o Alvinegro, pois contava em seu elenco, que era a base da seleção portuguesa, com o melhor jogador da Europa na época - o consagrado Euzébio. Mas, o Santos tinha o Rei Pelé em pleno apogeu de sua carreira, com 22 anos de idade, e tinha também jogadores que serviam a seleção brasileira e o que se viu foi o Santos dominar amplamente a partida, jogada no estádio carioca porque a torcida tinha uma simpatia muito grande pelo time praiano.
Com essa vitória o alvinegro da Vila Belmiro seguiria em outubro para Portugal a fim de disputar a finalíssima do mundial, no estádio da Luz, em Benfica.
Santos FC e SL Benfica para disputaram até hoje sete partidas, sendo que o time santista nunca perdeu para os “Encarnados”, conquistando seis vitórias e um empate tendo assinalado 28 e sofrido 14 gols.
Artilheiros contra o Benfica:
Pelé – 09
Toninho Guerreiro – 06
Edu – 03
Coutinho – 03
Pepe – 03
Tite – 02
Carlos Alberto Torres – 01
Lima – 01
Acompanhe o Santos FC nas mídias sociais:
Orkut: www.orkut.com.br/santosfc
Facebook: www.facebook.com/santosfc
Youtube: www.youtube.com/santostvoficial
Flickr: www.flickr.com/santosfc
Twitter: @santosfc | @santosfcaovivo | @multiplicacao