segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Capitão santista, Edu Dracena apoia braçadeira para Neymar: 'É uma boa'


Edu Dracena no Arquidecor (Foto: Lincoln Chaves / Globoesporte.com)Edu Dracena apoia "capitão" Neymar no Santos

(Foto: Lincoln Chaves / Globoesporte.com)


Edu Dracena virou capitão do Santos em 2010, após o título da Copa do Brasil. Desde 18 de junho deste ano, quando o zagueiro rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo contra o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro, a braçadeira ficou sem dono fixo, estando há três semanas com Neymar . O craque santista liderou o time nos três últimos jogos em que esteve em campo pelo Peixe - contra Coritiba, Universidad de Chile e Grêmio.


Apesar do pouco tempo com a braçadeira, Neymar "capitão" já ganhou o apoio do principal líder do elenco. Para Edu Dracena, em que pese a pouca idade do atacante (20 anos), a experiência na função será importante para que o craque de moicano se torne um jogador ainda mais maduro.


- É lógico (que apoia Neymar como capitão). No Santos, é bem legal porque o elenco é democrático. Todos falam, não só o capitão. Essa nova fase é uma boa, para que ele amadureça ainda mais, ganhe mais responsabilidade do que já tem. E ele tem aproveitado bem a oportunidade, isso é bom – avaliou o zagueiro, durante visita a um evento de decoração em Santos no qual foi homenageado.


- Com 20 anos, é claro que ele ainda tem muito o que aprender em termos de vivência. Lógico que ele já viveu muitas coisas na carreira, mas com o tempo vai adquirir mais experiência. Ele está no caminho certo – completou o defensor, de 31 anos.


Se Neymar será um bom capitão – e mesmo se será mantido no posto quando Edu Dracena retornar aos gramados, no começo de 2013 – ainda não se sabe. O atacante, porém, mostrou que é pé-quente. Na primeira final em que foi a campo como capitão, diante da Universidad de Chile, pela Recopa Sul-Americana, o craque de moicano decidiu: marcou gol e foi o destaque da vitória por 2 a 0 sobre os chilenos, que deu o título ao Santos. Como prêmio, foi quem levou o troféu no Pacaembu.


Apesar disso, Neymar só deve retomar a braçadeira daqui três rodadas, já que vai desfalcar o Santos contra Botafogo, Vasco e Atlético-MG por conta dos amistosos da seleção brasileira contra Iraque (11 de outubro) e Japão (16 de outubro). O retorno do atacante será contra a Ponte Preta, em Campinas, pela 32ª rodada da competição.


Festa 100 anos do Santos, Neymar e Edu Dracena (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Com 'aval' de Dracena, Neymar deve se firmar como novo capitão (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)