domingo, 28 de outubro de 2012

Polêmicas da rodada#33: gol de mão anulado e reclamação contra delegado


Foi apenas um lance em apenas um jogo, mas que rendeu discussão de muitas horas e que ainda pode ter consequências. Um gol de mão e a interferência do delegado da partida entre Internacional e Palmeiras para a jogada ser invalidada foram os principais destaques da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além do toque irregular, os pênaltis duvidosos apareceram em outros confrontos. O duelo entre Atlético-MG e Flamengo, no Independência fecha a rodada na quarta-feira.


Confira as principais polêmicas da 33ª rodada:


Internacional 2 x 1 Palmeiras


O lance capital da vitória do Inter sobre o Palmeiras e que gerou tanta polêmica aconteceu aos 16 minutos do 2º tempo. Após cobrança de escanteio, o atacante Hernán Barcos mandou a bola com a mão para a gol. Tanto o juiz Francisco Carlos do Nascimento quanto o bandeirinha e o auxiliar do fundo de campo validariam a jogada se não fosse a reclamação dos jogadores do Inter, que pediam a marcação do toque. Depois de receber do 4º árbitro, informado pelo delegado da partida, a informação de que o gol foi irregular, o homem do apito apontou a infração. Aí foi a vez de os palmeirenses reclamarem da mudança, e o árbitro levou seis minutos para reiniciar o jogo com a cobrança da falta.


Durante a transmissão, o comentarista de arbitragem Arnaldo Cezar Coelho ficou irritado com a demora do árbitro Francisco Carlos do Nascimento em invalidar o gol e dar prosseguimento à partida.


- O Barcos deu uma de jogador de voleibol. Com a mão direita ele desvia e o juiz não viu, isso é falta de atenção. O árbitro foi de uma omissão e está fazendo essa lambança toda. Tem que dar cartão amarelo ao Barcos porque isso é querer enganar a arbitragem. Árbitro fraco, indeciso, sem personalidade. Parece que de fora estão dando ordem para ele, parece um fantoche.


Durante o programa Troca de Passes, Arnaldo ainda apontou a possível a irregularidade na ação do delegado da partida. Para ele, a informação dada pelo oficial pode caracterizar uma influência externa.


- Esse instrutor de árbitros, que tem que ser capacitado, não deve ficar à beira do campo para evitar esse problema. Tem que estar vendo de cima, aí no intervalo vai ao vestiário trocar ideia com o árbitro. Todo mundo o acusou de ter informado o árbitro reserva.


O primeiro gol do Inter, aos 34 minutos do 1º tempo, também teve polêmica, mas dessa vez só quem reclamou foi o Palmeiras. No início da jogada, o lateral direito Artur teria sido derrubado pelo atacante Rafael Moura no meio de campo. Com a queda do adversário, o He-Man seguiu com a bola e esperou a chegada de Guiñazu, que cruzou para Fred balançar a rede. Nesse lance, Arnaldo não viu infração no lateral alviverde.


- Para mim, foi uma falha do Artur. A impressão que deu é que ninguém tocou nele, ele tropeçou.


Corinthians 1 x 0 Vasco


O peruano Paolo Guerrero foi o autor do gol da vitória do Corinthians sobre o Vasco, mas outro atacante do Timão poderia ter se destacado se não fosse a marcação cruz-maltina. Aos 39 minutos do 1º tempo, Romarinho infiltrou em velocidade pela zaga vascaína até ser parado por Renato Silva na entrada da grande área. A poucos metros do lance, o árbitro Leandro Vuaden não viu o zagueiro carioca colocar a perna na frente do camisa 31 corintiano. Na opinião do comentarista de arbitragem, Leonardo Gaciba, o juiz errou ao mandar o jogo seguir.


- Eu achei pênalti. Achei faltosa a entrada do jogador. Ele não fica parado, ele faz uma ação contra o atacante, impedindo sua passagem. Para mim, foi penalidade.


Fluminense 2 x 1 Coritiba


O Fluminense derrotou o Coritiba na abertura da rodada, mas a tarefa de conquistar os três pontos em casa poderia ter ficado mais difícil se a equipe tivesse passado boa parte do jogo com um jogador a menos. Em disputa de bola no círculo central, aos 32 minutos do 1º tempo, o meia Deco tirou Everton Ribeiro da jogada, deixando o braço no rosto do adversário. O árbitro André Luiz Castro não viu a infração e mandou o jogo seguir. O camisa 17 ficou caído no gramado, com a boca sangrando. Após a partida ser paralisada para atendimento ao meia, os jogadores do Coritiba partiram para cima do juiz pedindo a expulsão de Deco, e o zagueiro Sergio Escudero foi tirar satisfação com o brasileiro naturalizado português. Para o comentarista Lédio Carmona, houve falta do camisa 20 tricolor.


- Deixou (a mão) mesmo. Foi na intenção o Deco e pegou o Everton Ribeiro na altura do queixo.


Aos 37 minutos da etapa inicial, a torcida do Fluminense pediu um pênalti em Fred . O artilheiro do Brasileiro recebeu de Wellington Nem na grande área e deu um salto após ser tocado por Luccas Claro . O árbitro mandou o atacante tricolor se levantar, mas ouviu novamente os pedidos dos jogadores do Coritiba por cartão amarelo por simulação. Por outro lado, Fred alertou insistentemente ao juiz o fato de o zagueiro coxa-branca ter pedido desculpas pelo lance. Na opinião de Lédio, o camisa 9 do Fluminense se jogou.


- Cavou o pênalti. Até tem o contato do Luccas Claro, mas não o suficiente para aquele salto do Fred.


Sport 2 x 4 São Paulo


A derrota do Sport para o São Paulo na Ilha do Retiro já estava encaminhada, mas o Leão conseguiu, aos 31 minutos do 2º tempo, evitar a goleada com um pênalti. Quando estava em cima da linha da grande área, Gilberto abriu espaço para o chute. No momento da finalização, ele foi travado por Rhodolfo , mas foi Paulo Miranda , zagueiro improvisado na lateral direita, que fez o atacante rubro-negro "voar". Apesar da chegada forte dos são-paulinos, o comentarista Lúcio Surubim disse que o pênalti não deveria ter sido marcado.


- Achei que os dois jogadores entraram inteiros na bola.