Com 43 pontos, o Santos não tem mais chance de se classificar para a Taça Libertadores de 2013. Assim, para o correspondente da TV BBC na América do Sul, Tim Vickery, o atacante Neymar deveria deixar a Vila Belmiro e ir para o futebol europeu. Na opinião do jornalista inglês, o camisa 11 não terá nenhuma vantagem em jogar apenas o Campeonato Paulista na primeiro semestre do ano que vem e, se não partir logo, pode ficar marcado como um jogador que tem medo de desafios.
- A hora de sair do Brasil está chegando. Com o Santos fora da Libertadores, o Neymar vai jogar só o Campeonato Paulista no primeiro semestre. É o maior desperdício de talento que eu posso imaginar. Não indo agora, como isso vai soar mundialmente? Como uma covardia. Vão achar que o Neymar não vai para o futebol europeu porque tem medo - afirmou o jornalita, no .
- Aos 20 anos, Neymar tem mais gols que Messi e Cristiano Ronaldo
- Veja outros vídeos do 'Redação SporTV'
Para o diretor da revista "Placar", Maurício Barros, Neymar ainda é jovem e tem muito tempo para brilhar no futebol europeu. Além disso, lembrou que o jogador pretende deixar o Brasil após a Copa do Mundo de 2014.
- Ele tem 20 anos, está começando a carreira. A decisão de ficar tem uma data, um norte, a Copa do Mundo de 2014. Financeiramente, o salário dele já é igual ao dos maiores clubes do futebol europeu. É uma decisão que vai contra a maré, é corajosa. E isso envolve o coração também.
O apresentador André Rizek acredita que, mesmo sendo o melhor para o seu futebol, Neymar não pode ser forçado a uma transferência internacional.
- Se o Neymar fossse um ser de vidro, o melhor seria ir para a Europa. Mas é uma pessoa e tem a vontade dele.
Neymar: permanência no Brasil pode ser encarada como 'covardia' (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)