segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Neymar é o primeiro a integrar duas vezes a lista da Fifa jogando no Brasil


LANCEPRESS! - 29/10/2012 - 16:07 Santos (SP)


Santos 2 x 2 Atlético-MG - Em mais um duelo contra o Ronaldinho, Neymar brilhou e marcou outra obra de arte para sua seleta galeria, após drible desconcertante em Rafael Marquez, do Galo. (Foto: Eduardo Viana)


Dos 23 indicados ao prêmio da Bola de Ouro da Fifa no ano passado, 12 aparecem também na lista deste ano. Um deles é o santista Neymar, que ficou em décimo em 2011 e é o primeiro a disputar a honraria duas vezes como representante de um clube do Brasil.


Romário chegou perto do feito. Em 1995, quando defendia o Flamengo, o Baixinho ficou em quinto lugar. No ano seguinte, foi indicado novamente e terminou em décimo, mas passou a segunda metade do ano defendendo o Valencia (ESP).


Outros três jogadores foram reconhecidos pelo que fizeram no Brasil. O são-paulino Raí ficou em décimo em 1992, enquanto Juninho Paulista foi o oitavo em 1995, tendo disputado metade da temporada no Tricolor e o restante no Middlesbourgh (ING). Já o Santos festejou o 16º lugar de Giovanni em 1996, ano em que ele deixou a Vila Belmiro para defender o Barcelona (ESP).


A façanha de Neymar não para por aí. Pelo segundo ano consecutivo, ele é o atleta mais jovem da lista (20 anos) e o único que não atuou na Europa - Drogba, do Shanghai Shenhua (CHI), passou parte do ano defendendo o Chelsea (ING).