sábado, 27 de outubro de 2012

Retorno de Léo neste ano dependerá de renovação com o Santos


Leo, Santos (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)Léo ainda não decidiu se continuará jogando em 2013

(Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)


O futuro do lateral-esquerdo Léo , ídolo do Santos, é incerto. O jogador de 37 anos tem contrato com o clube até o fim desta temporada e sofreu uma lesão muscular grau 3, considerada grave, no púbis. Normalmente, são necessários 40 dias de tratamento para que o atleta se recupere desse tipo de lesão, o que deixaria o atleta fora de toda a reta final do Campeonato Brasileiro. O médico santista Maurício Zenaide diz que é possível o ala retornar antes, mas pondera sobre o risco desnecessário a que o jogador seria submetido. Tudo porque o Peixe não almeja mais nenhum objetivo na competição nacional.


Neste panorama, a velocidade do tratamento do jogador está diretamente ligada ao seu futuro profissional. Caso não chegue a um acordo com a diretoria para a renovação, Léo vai pendurar as chuteiras no fim do ano. Se isso for confirmado, o atleta vai se esforçar para voltar antes do tempo e, assim, se despedir jogando. Caso resolva seguir atuando em 2013, o lateral vai priorizar sua recuperação para voltar a jogar só em 2013. Ou seja, a negociação de um novo vínculo é fundamental na forma como a recuperação será executada: com cautela ou pressa. Tudo isso será analisado.


- É possível ele evoluir bem e voltar (neste ano), mas é difícil prever. É um jogador com uma certa idade e isso influencia na cicatrização. Às vezes, não compensa arriscar em excesso, dependendo do campeonato. Fazemos as coisas baseadas nos exames, na avaliação física e no calendário. Em algumas situações específicas, arriscamos; em outras, temos mais cuidado. Agora, talvez seja o ponto de ter mais cuidado com ele, mas ainda é possível retornar antes - explica Zenaide.


Na última terça-feira, Léo foi submetido a uma infusão de Plasma Rico em Plaquetas (PRP) para ajudar na cicatrização da lesão - o procedimento consiste em retirar o sangue do próprio atleta, retirar dele o fator de crescimento e injetar no local da lesão. Departamento médico, comissão técnica, diretoria e o próprio jogador conversam para decidir como proceder. Paralelamente a tudo isso, o próprio lateral se diz bem e dá de ombros para a idade avançada


- Temos de saber a nossa hora. Estou muito bem fisicamente. A lesão que sofri não foi porque estou velho, mas pelo modo como caí. Acontece com quem cai de moto. Eu caí com a bacia e projetei a perna ao chão. Também tenho muitas dores no joelho. Tem de ver o que é melhor. Vou conversar com o Muricy - disse o jogador, em entrevista à rádio "Bandeirantes".


Um atenuante para o lateral é que o músculo lesionado é considerado secundário, o que diminui a gravidade do problema. Caso decida se aposentar, Léo já deixou claro que tem interesse em continuar participando da vida do Santos e até declarou desejo de virar presidente do Peixe.


Clique e assista a vídeos do Santos