domingo, 28 de outubro de 2012

Com sete jogadores em fim de contrato, Santos prepara reformulação


Alyson Gonçalo e Bruno Cassucci - 28/10/2012 - 08:05 Santos (SP)


Aranha, Bernardo, Bruno Rodrigo, Éwerton Páscoa, Fucile, Juan e Léo - Santos - (Foto: Ricardo Saibun/Santos FC - Ivan Storti)


Com o time sem ambições no Campeonato Brasileiro, o principal assunto no Santos tem sido a contratação de jogadores para a próxima temporada. Mas, além de se reforçar, o Peixe irá reformular o elenco e alguns atletas deixarão a Vila Belmiro no final do ano.


Ao mínimo sete santistas ainda têm o futuro indefinido no clube: o goleiro Aranha, os zagueiros Bruno Rodrigo e Éwerton Páscoa, os laterais Fucile, Juan e Léo e o meia Bernardo. Todos têm contrato só até o fim de dezembro e ainda aguardam posicionamento da diretoria alvinegra. No entanto, já está quase certo que alguns deles não continuarão na equipe em 2013, casos de Fucile, Bernardo e Juan.


Já houve uma conversa inicial entre o empresário de Bruno Rodrigo e a diretoria alvinegra. O defensor deseja um aumento salarial, mas isso não deve ser empecilho. Éwerton Páscoa é analisado, mas os cartolas do Peixe ainda não começaram a conversar com o Audax, clube da Série A2 paulista e que tem os direitos econômicos do jogador.


A situação de Léo é atípica. O veterano, de 37 anos, ainda não decidiu se irá se aposentar em dezembro, mas está propenso a jogar por mais um ano. Para isso, ele precisa resolver um problema pessoal e também realizar uma cirurgia no joelho. A tendência, contudo, é que o ídolo renove por mais uma temporada.


Mesmo jogadores que têm vínculos longos podem deixar a Vila Belmiro. Contratados esse ano, Bill e João Pedro, por exemplo, não agradaram ao técnico Muricy Ramalho. Para ganharem experiência e diminuírem a folha salarial do clube, alguns jovens atletas também podem ser emprestados. Internamente a “reforma” já é discutida, mas dirigentes evitam citar nomes. A limpeza só deve começar em dezembro.


Bate-Bola com Odílio Rodrigues, vice-presidente do Santos, em entrevista ao LANCENET!


O Santos já decidiu quais jogadores deixarão o clube em 2013?

Estamos negociando, próximo de acertar algumas renovações. Uns estão nos planos, não todos.


Quem está perto de renovar?

Já conversamos com representantes do Aranha, estamos próximos do acerto. Conversamos também com o Adriano (cujo contrato acaba em agosto), assim como com o Bruno. São importantes e fazem parte do projeto para 2013.


E os emprestados: Bernardo, Fucile, Juan e Éwerton Páscoa?

Não tenho novidade sobre esses jogadores, eles ainda têm contrato vigente, precisamos definir ainda a respeito dessas situações.


Léo renova?

Ele tem mostrado vontade de ficar ano que vem, é um ídolo nosso, e estamos conversando com eles, mas não tem nada definido.


Muricy comanda reformulação no elenco do Santos (Foto: Ivan Storti)


A situação de quem está em fim de contrato:


Aranha - Goleiro

No clube desde 2011, já teve sondagens de clubes de Portugal. Contrato prevê renovação automática.


Bernardo - meia

Contratado por empréstimo em março, não tem agradado e deve ser devolvido ao Vasco em 2013.


Bruno Rodrigo - Zagueiro

Está nos planos da diretoria para o ano que vem, mas renovação ainda não começou a ser discutida.


Éwerton Páscoa - Zagueiro

Está emprestado até o fim do ano pelo Audax. Peixe pode exercer opção de compra do polivalente atleta.


Fucile - Lateral

Contratado para ser o titular da ala direita, sofreu com lesões e jogou pouco. Porto não deve aceitar renovar o empréstimo e Santos deve perdê-lo. B. Peres e Galhardo podem substituí-lo.


Juan - Lateral

Emprestado pelo São Paulo até o fim do ano. Não agradou a diretoria, que não pretende comprá-lo.


Léo - Lateral

Problema físico e questão pessoal ainda impedem a renovação. Jogador ainda não decidiu se irá se aposentar no fim do ano, mas está propenso a jogar mais uma temporada.