No dia 30/10/1994, o paraense Giovanni Silva de Oliveira marcava o seu primeiro gol oficial na equipe principal do Santos Futebol Clube. A partida era válida pelo campeonato brasileiro e foi realizada na Vila Belmiro, na vitória pelo placar de 1 a 0 diante do Paraná Clube.
O time santista, que na época era dirigido por Serginho Chulapa, formou com Gilberto; Índio, Maurício Cupertino, Junior e Silva; Dinho, Gallo, Giovanni (Cerezo) e Paulinho Kobayashi (Carlinhos); Serginho Fraldinha e Guga.
Anteriormente, o craque Giovanni já houvera marcado um gol em um amistoso contra o Tepic, do México, na vitória do Peixe por 3 a 1, no dia 1º de setembro. Porém, o time não daquela ocasião não era a equipe principal, mas um time misto santista que excursionou ao México e jogou três partidas sob o comando do técnico auxiliar Joãozinho.
Giovanni jogou pelo Santos FC em três períodos: primeiro nos anos de 1994 a 1996; segundo 2005 e 2006; e por último no ano de 2010, totalizando 138 partidas com a camisa do Alvinegro da Vila Belmiro, tendo marcado 73 gols durante as vezes em que defendeu o time santista.
A estreia do craque paraense na equipe principal foi no dia 25/09/1994, por coincidência, em sua terra natal, no Estado do Pará, no Estádio Mangueirão, na vitória por 4 a 1 diante do Clube do Remo, pelo campeonato brasileiro. Os gols da partida foram marcados por Macedo, Ranielli, Paulinho Kobayashi e Guga. O Peixe formou com Edinho; Indio, Marcelo Fernandes, Junior e Silva; Dinho (Serginho Fraldinha), Gallo, Raniélli (Giovanni) e Paulinho Kobayashi; Macedo e Guga.
Giovanni, o Messias, apelido dado pelos torcedores do Peixe, nasceu no dia 4 de fevereiro de 1972, na cidade de Abaetetuba, no Pará. Sua carreira de futebolista começou na cidade de Belém. Jogando nos principais times locais, foi jogar na equipe do São Carlense no ano de 1994, com uma passagem discreta pelo Palmeiras.
Sua melhor fase no clube santista foi no campeonato brasileiro de 1995, certame em que o time santista foi prejudicado pela arbitragem na partida final, ficando com o vice-campeonato para tristeza de sua torcida, que até hoje se revolta com a conduta do árbitro no encontro. No ano seguinte, foi o artilheiro do campeonato paulista com 24 gols.
Títulos conquistados pelo G-10 no Santos:
Campeão da Copa do Brasil 2010
Campeão Paulista – 2006
Campeão Paulista – 2010
Campeão do Torneio de Verão – 1996
Acompanhe o Santos FC nas mídias sociais:
Orkut: www.orkut.com.br/santosfc
Facebook: www.facebook.com/santosfc
Youtube: www.youtube.com/santostvoficial
Flickr: www.flickr.com/santosfc
Twitter: @santosfc | @santosfcaovivo | @multiplicacao