segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Gol anima Bernardo em maratona para permanecer no Santos


Marcio Porto - 08/10/2012 - 08:00 Santos (SP)


Santos x Internacional - Campeonato Brasileiro - Gol do Bernardo (Foto: Ivan Storti)


O gol marcado no primeiro tempo da partida contra o Internacional no último sábado concedeu ao meia Bernardo um fio de esperança. Ele começou com o pé direito sua arrancada para tentar convencer a diretoria de que deve ter seu contrato renovado.


O jogador, cujo empréstimo do Vasco vence no fim da temporada, já estava praticamente descartado pela cúpula. Mas entrou bem nos últimos jogos e depois de se destacar contra os gaúchos, recebeu do técnico Muricy Ramalho a promessa de que continuará no time. É a sequência que ele esperava.


– Vou esperar para ver como vai ser. Estou contente vestindo essa camisa tão gloriosa. Quero trabalhar bem nesses dez jogos para decidir meu futuro no ano que vem e, se Deus quiser, permanecer no Santos na próxima temporada – declarou o cauteloso Bernardo.


A diretoria e o técnico Muricy Ramalho também estão cautelosos. Os cartolas dizem que ainda é cedo para falar em renovação e mesmo após o gol seguem receosos. Muricy elogiou, garantiu que ele permanecerá no time, mas fez questão de dizer que está longe de ser o camisa 10 ideal.


Bernardo passou cerca de três meses se recuperando de uma lesão na coxa esquerda e disputou apenas dez partidas este ano, sendo que o gol foi o primeiro pelo clube.


O baixo custo-benefício fez a cú-pula praticamente definir que só grandes atuações nas últimas rodadas “salvarão” Bernardo. No Santos, assim como em seus clubes anteriores, o jogador também teve problemas extracampo. Ele tem 70% dos direitos econômicos ligados ao Vasco, 20% ao Cruzeiro e 10% do próprio Santos, que ainda pode lucrar com o jogador mesmo se não ficar com ele.


Ao mesmo tempo, há outros jogadores com contrato para vencer no fim do ano, casos do zagueiro Bruno Rodrigo e os laterais Fucile, Juan e Léo, todos com situações ainda indefinidas.


Até lá, todos precisam mostrar serviço, já que a diretoria prometeu que vai contratar jogadores de peso e Muricy tem pedido reforços.


Com 22 anos, é também uma oportunidade para Bernardo se firmar. Desde quando despontou no Cruzeiro, o talentoso jogador tem sido marcado pela irregularidade, quando não por problemas de comportamento. Ele deixou o Vasco após confusão e ameaça de briga judicial.


No Peixe, ainda não disse a que veio e o clube pode endossar sua lista de fracassos. Ele tem até o fim do Brasileiro para mostrar o contrário. Apenas o primeiro passo foi dado.