Rubens Chiri/saopaulofc.net
Nesta quarta-feira, o Santos venceu o clássico diante do São Paulo por 3 a 0 na Vila Belmiro pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o alvinegro praiano chega a 36 pontos e fica em 6º lugar, cinco pontos atrás do Atlético-PR - primeira equipe do G-4 - e volta a sonhar com a Libertadores.
Já o Tricolor se complica cada vez mais na tabela. A derrota deixa a equipe na 16ª posição com 27 pontos e no limite da entrada para a zona de rebaixamento. Se o Vasco vencer o Internacional nesta quinta, os paulistas entram no Z-4.
Na próxima rodada, o Santos visita a Portuguesa no Canindé neste domingo às 18h30, enquanto o São Paulo recebe o Vitória no sábado no Morumbi às 21h. Os dois jogos acontecem no horário de Brasília.
PEIXE ABRE O PLACAR EM BOLA PARADA
As duas equipes entraram na Vila com o desejo da vitória, já que os três pontos eram fundamentais a ambos. O Peixe ainda sonha com a Libertadores, enquanto o Tricolor do Morumbi precisa sair da zona de rebaixamento, por isso a necessidade do triunfo.
O São Paulo teve a primeira chance. Aos oito minutos, Luis Fabiano recebeu cruzamento rasteiro na área e chutou para a boa defesa de Aranha.
Enquanto os donos da casa tiveram mais posse de bola e arriscavam em jogadas aéreas. E foi assim que surgiu o primeiro gol do jogo. Na terceira cobrança de escanteio consecutiva, cruzamento na área e Edu Dracena cabeceou sem chances e abriu o placar aos 23 da primeira etapa.
Os santistas se empolgaram e quase fizeram o segundo com Thiago Ribeiro no minuto seguinte, mas Rogério Ceni fez a defesa.
O time do técnico Muricy Ramalho teve duas chances de empatar, mas não aproveitou. Aos 27, Wellington recebe de Luís Fabiano e chutou, mas a zaga desviou. A outra, última do primeiro tempo, foi com Douglas. Após bela jogada e chute de Rodrigo Caio, o lateral-direito teve a chance do rebote, mas cara a cara com o gol, mandou por cima e desperdiçou a melhor oportunidade da partida na marca dos 46 do primeiro tempo.
Os anfitriões ainda tiveram Alison expulso por falta dura em cima de Douglas e ficaram com um a menos para a segunda etapa.
MESMO COM UM A MAIS, TRICOLOR LEVA MAIS DOIS E PERDE NA VILA
No segundo tempo, o São Paulo parecia que aproveitaria a vantagem de ter um jogador a mais para tentar pressionar o Santos.
Pelo menos, parecia. Os visitantes tiveram o controle do jogo, mas não traduziram isso em chances de gol. Aos 13 minutos, Osvaldo chutou, Cicinho desviou e a bola sobrou para Luis Fabiano que cabeceou nas mãos de Aranha.
Já o Peixe se defendia corretamente e aproveitava o contra-ataque. Em um deles, foi fatal. Aos 15 minutos, Cicinho fez cruzamento rasteiro da direita, a bola passou por toda a área e Thiago Ribeiro chutou bonito no canto de Rogério Ceni, 2 a 0.
A partir daí, o time praiano concentrou-se mais ainda na defesa e esperou o tempo passar. Por outro lado, o São Paulo tentou e mesmo com a entrada de Aloisio, o time não conseguiu ser criativo e concluir para o gol.
O Tricolor do Morumbi se apresentou apático e sem poder de reação, ao contrário da equipe de Claudinei Oliveira que mesmo com dez atletas se mostrou mais compacto, organizado e esteve mais próximo de marcar do que sofrer o primeiro.
Ainda deu tempo para mais um gol santista. Aos 46 minutos, Cicinho outra vez arrancou pela direita e cruzou rasteiro na área para Léo concluir facilmente, 3 a 0 placar final, para a alegria da torcida e preocupação são-paulina com o que acontecerá daqui pra frente no Brasileirão.