quarta-feira, 18 de março de 2015

Fernandes vence a quarta partida e repete marca que já durava 13 anos


Foram necessários praticamente 13 anos e 16 profissionais diferentes para que um técnico do Santos estreasse no comando do time com quatro vitórias consecutivas. A vitória sobre o Londrina, nesta terça-feira, por 1 a 0, no Estádio do Café, pela Copa do Brasil, fez com que Marcelo Fernandes alcançasse uma marca que a torcida alvinegra não comemorava desde o início da histórica passagem de Emerson Leão em 2002.


Efetivado no cargo há menos de uma semana, Fernandes comandou a equipe nos triunfos sobre o Botafogo-SP (3 a 0), Palmeiras (2 a 1), ambos ainda como interino, Marília (4 a 1), além do conquistado sobre os paranaenses no do torneio nacional.


Leão, começando os trabalhos com a geração de Diego e Robinho que depois encerraria o jejum de 18 sem títulos com a taça do Brasileiro, venceu Roma-PR (1 a 0), Comercial (5 a 0), Glasgow Rangers (1 a 0) e Corinthians (3 a 1), sempre em amistosos. Depois, bateria também o Botafogo (2 a 1) – o Juventude encerraria a sequência ao derrotar o Alvinegro por 2 a 1.


Se apenas jogos oficiais forem considerados, é preciso voltar mais um ano na história do Santos. Em 2001, Geninho venceu Flamengo (3 a 0), Guarani (1 a 0), Botafogo (3 a 0) e Portuguesa Santista (5 a 0).


Após passar pelo Londrina, Fernandes terá a chance de igualar Leão no sábado, quando o Santos recebe o Audax no Pacaembu, pela 11ª rodada do Paulista.


Marcelo Fernandes, em treino do Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação SantosFC)Marcelo Fernandes atinge marca de Leão (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação SantosFC)


O feito faz o atual treinador do Santos, que assumiu provisoriamente após a queda de Enderson Moreira, superar colegas de renome – inclusive Dorival Júnior e Vagner Mancini, que era os favoritos a ficar com o lugar no banco desta última vez em que ele ficou vago. Vanderlei Luxemburgo teve três chances, mas o melhor que conseguiu foram três vitórias e uma derrota, em 2009.


Os que mais se aproximaram conseguiram três triunfos e um empate: Oswaldo de Oliveira – duas vezes, no ano passado e em 2005, Muricy Ramalho e Adilson Baptista, ambos em 2011, e Mancini, em 2009.


Além dos resultados, Fernandes, que faz parte da comissão técnica permanente do clube desde 2001, tem sido elogiado pela forma com que se relaciona com os jogadores.


– O Marcelo a gente já conhecia, tinha amizade de longo tempo. Ele conhece o elenco, foi uma grande aposta. Nós o abraçamos e ele tem todas as condições de fazer um grande trabalho – elogiou o atacante Geuvânio.


Robinho, um dos líderes do elenco, admitiu que o grupo fez campanha para que o ex-auxiliar fosse promovido.


– Claro que a gente falou com o presidente. Dissemos que por causa da situação financeira do clube era melhor manter o Marcelo – disse o camisa 7, autor do gol da vitória sobre o Londrina.


Fernandes recebeu um aumento que, segundo o presidente Modesto Roma Júnior, funcionará como prêmio enquanto ele estiver no comando do time. Caso a experiência não dê certo, ele volta à função anterior. O começo, entretanto, é animador.