sábado, 28 de março de 2015

Prejuízo nas bilheterias do Paulistão aumenta; só dois grandes se salvam


Arena Palmeiras - Palmeiras X Sport (Foto: Marcos Ribolli)Arena Palmeiras é o estádio mais rentável do Paulistão (Foto: Marcos Ribolli)


São poucos os clubes que só lucraram com as bilheterias do Campeonato Paulista desta temporada. Dos 20 clubes que disputam a Série A1 em 2015, apenas Palmeiras, Corinthians, Capivariano, São Bernardo e Penapolense não tiveram prejuízo em pelo menos uma rodada do torneio durante a primeira fase.


Segundo levantamento feito pelo jornal Folha de S.Paulo, o Verdão registra os cinco maiores lucros do torneio. Empolgados com a nova arena, os palmeirenses já receberam mais de 180 mil pessoas em seu estádio, o que dá ao time do técnico Oswaldo de Oliveira uma média de 26,3 mil torcedores por jogo como mandante (o duelo contra o Audax, válido pela primeira rodada, não é contabilizado já que o mando de campo era da equipe de Osasco).


A Arena Corinthians já recebeu 230 mil torcedores em 2015. O Timão tem média de 29,5 mil pessoas nos jogos como mandante. O lucro, porém, é menor já que o valor médio gasto pelos palmeirenses com ingresso é maior.


Do outro lado da pesquisa está o RB Brasil, adversário do Palmeiras deste domingo, em Campinas. A equipe do interior registrou prejuízo em todas as partidas em casa no Paulistão. A Portuguesa, com o Canindé interditado, só lucrou como mandante no clássico contra o Santos, disputado no Pacaembu.


De acordo com a publicação, o déficit no Campeonato Paulista tem aumentado nos últimos anos. Em 2007, quando o torneio deixou de ser disputado na fórmula dos pontos corridos, 20 duelos terminaram no vermelho. Em 2015, 49 partidas da atual edição do estadual já registraram prejuízo, inclusive duelos dos grandes Santos e São Paulo como mandantes.