domingo, 19 de agosto de 2012

Em clássico, Muricy completa cem jogos no comando do Santos


Muricy Ramalho no treino do Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Muricy vai completar 100 jogos pelo Santos

(Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)


Muricy Ramalho escreverá mais uma página em sua passagem no Santos no clássico deste domingo, às 16h, contra o Corinthians, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Décimo técnico que mais vezes dirigiu o Peixe desde 1933 (início da profissionalização do futebol), o treinador atingirá a marca de cem jogos no comando da equipe.


O registro será alcançado diante de um adversário bastante significativo na passagem de Muricy pelo Santos. Foi em uma decisão contra o Timão que o treinador conquistou seu primeiro título pelo Peixe - o Paulistão de 2011 -, mas foi justamente após a eliminação nas semifinais da Taça Libertadores da América deste ano para o rival que o treinador viveu seu momento mais complicado no clube.


A conquista da Taça Libertadores da América de 2011 é um capítulo a parte na carreira de Muricy no Santos. O treinador assumiu o time na 18ª rodada do Paulistão do ano passado (empate sem gols com o Americana) com a missão de salvar a equipe na competição continental. Sem Neymar, Elano e Zé Eduardo, o Peixe enfrentaria o Cerro Porteño-PAR fora de casa, pela quinta rodada da fase de grupos. Qualquer resultado que não fosse uma vitória deixaria o Alvinegro dependendo de um milagre para avançar no torneio.























































Técnicos que mais vezes dirigiram o Santos
TreinadorJogos
Lula961
Antoninho380
Pepe371
V. Luxemburgo305
Emerson Leão276
Chico Formiga250
Geninho142
Castilho126
Bilu105
Muricy Ramalho99


O desfalcado Peixe de Muricy, no entanto, surpreendeu: venceu os paraguaios por 2 a 1 e chegou à última rodada dependendo apenas de si para chegar à segunda fase. A partir das oitavas, o Peixe embalou. Deixou para trás América-MEX, Once Caldas-COL, voltou a superar o Cerro Porteño nas semifinais e, na decisão, derrotou o Peñarol-URU para conquistar o tricampeonato sul-americano, aguardado pela torcida há 48 anos.


Além do título da Libertadores, Muricy também dirigiu o Santos na conquista de dois estaduais (2011 e 2012) e no vice-campeonato do Mundial de Clubes, em dezembro último. Tudo isso estando no banco em "apenas" 99 jogos - pouco mais de um ano e quatro meses. No total, foram 49 vitórias, 24 empates e 26 derrotas, com aproveitamento de 57,57%.


A marca centenária poderia ter sido alcançada bem antes. É que desde que o treinador assumiu o Peixe, o time foi dirigido duas vezes por Marcelo Martelotte e em sete oportunidades pelo auxiliar de Muricy, Tata.


Neste domingo, para além de comemorar a data simbólica com vitória, Muricy Ramalho espera engatar de vez a reação santista no Brasileirão. Novamente com Neymar e Paulo Henrique Ganso na equipe, e com os reforços de André e Patito Rodriguez, o Peixe busca o segundo triunfo consecutivo na competição. Passadas 17 rodadas, o Alvinegro é o 14º colocado com 20 pontos, e ainda sonha em retornar à Libertadores.


Clique e veja mais vídeos do Santos