Ter o melhor craque do Brasil na atualidade em seu elenco tem os seus benefícios. E o Santos sabe bem disso. Desde que Neymar subiu para o time profissional, o clube conquistou seis títulos (a Libertadores, a Copa do Brasil, a Recopa Sul-Americana e o Tricampeonato Paulista). Além disso viu sua receita com bilheteria e patrocínio explodir. Tudo na esteira do crescimento de Neymar. Mas aí também começaram os problemas. Se iniciaram as convocações para a Seleção. E o clube não se preparou adequadamente para suprir essas ausências, dizem os comentaristas Caio Ribeiro e Müller, no “Arena Sportv”.
- O Santos foi o pior time que foi ao mercado. Perdeu Ibson , Elano, Ganso e trouxe quem? Ninguém. A dependência é porque você perdeu muitos jogadores - analisou.
De fato, os números estão com Caio. Nos 27 jogos que o Santos fez no Campeonato Brasileiro, a equipe conseguiu 42% dos pontos, o que a deixa na 13ª colocação, com 34 pontos.
Quando Neymar atua, porém, esse número salta para 70%, aproveitamento que renderia ao time hoje a 2ª posição do torneio, atrás apenas do Fluminense, que tem 72,8%.
- Tem que ter um planejamento. O Santos tem um time bom, não um elenco bom. O Fluminense jogou vários jogos sem o Fred, mas não deixou de ganhar, porque tem um elenco bom - compara Müller.
Neymar no treino da seleção brasileira (Foto: Mowa Press)
Neymar é uma das referências do processo de renovação da Seleção imposto por Mano Menezes. E como tal desfalca o Santos sempre que o time entra em campo. E sem Neymar o Santos conquista apenas 25,5% dos pontos que disputa, aproveitamento melhor só que o do Atlético-GO, último colocado do Brasileirão. Suspenso por ter sido expulso diante do Grêmio, o craque não enfrentará o Inter na próxima rodada.
Para Oscar Ulisses, a questão também é estrutural e passa pela CBF. Segundo ele a entidade deveria protegerm um pouco mais os clubes.
- Mostra que o Neymar é a melhor defesa, melhor meio-campo, melhor ataque. Com o Neymar o Santos ganha, sem o Neymar o Santos perde. Mas a CBF deveria pensar com mais carinho no calendário. Quando a Seleção joga, tinha que parar o campeonato - finalizou.
Assista a outros vídeos do “Arena”