quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Em homenagem, Pepe diz que Neymar seria banco no 'esquadrão' de 62


LANCEPRESS! - 11/10/2012 - 18:02 Santos (SP)


Ídolos Lima e Pepe foram homenageados pelo Peixe nesta quinta (Foto: Divulgação/Santos F.C)


O atacante Neymar é craque, fora de série, grande ídolo dos brasileiros na atualidade, mas se tivessse nascido exatos 50 anos atrás, ficaria apenas no banco de reservas de uma equipe santista campeã mundial em 1962. Quem garante é um dos principais destaques daquela conquista: o ex-ponta-esquerda Pepe, grande ídolo alvinegro e autor de um dos gols na decisão contra os "Encarnados".


Nesta quinta-feira, no Memorial de Conquistas do Peixe, Pepe, ao lado do eterno companheiro Lima, ex-jogador santista e que também foi peça fundamental no primeiro título mundial alvinegro, foi homenageado pelos 50 anos do título faturado sobre o Benfica (POR), no dia 11 de outubro de 1962, e fez questão de destacar a força da equipe, que contava com talentos como Durval, Mengálvio, Pelé, Pepe, Coutinho...


- O Neymar é um craque, todos sabemos disso, mas se fosse vivo naquela época, entraria na segunda etapa, ficaria no banco de reservas. O ataque do Santos era incrível, tinha jogadores de outro planeta, seria difícil ele roubar a minha posição ali pela esquerda, viu? (risos). Brincadeiras à parte, sou fã do Neymar, desde que jogava no dente de leite - disse Pepe.


Em papo descontraído com jornalistas e torcedores presentes na homenagem, Pepe relembrou o jogo em que garantiu a primeira conquista alvinegra em âmbito mundial. Segundo ele, em toda a história do futebol, nenhuma outra equipe conseguiu ter a atuação impecável que o time comandado pelo ex-técnico Lula desempenou sobre os portugueses.


- Na minha opinião e de muitas pessoas envolvidas no meio do futebol, aquela vitória sobre o Benfica, no Estádio da Luz, foi a maior exibição de uma equipe de futebol de todos os tempos. Tínhamos uma equipe fantástica. Fico muito feliz de relembrar aquela data histórica. Hoje tenho 77 anos, mas ainda guardo com muito carinho aquela conquista, está eternizada - completou.


'O Santos é tri mundial, precisam reconhecer'


Ai de quem dizer ao ex-jogador Lima que o Santos está comemorando, nesta quinta-feira, o primeiro dos dois títulos mundiais alvinegros de sua história. Segundo ele, o certo é dizer que o Peixe é tri mundial, graças à conquista da Recopa Mundial, conquistada em 1969, sobre a Inter de Milão (ITA).


Após conquistar o título da Recopa Sul-Americana, em 1968, em torneio que contou com o Peñarol (URU) e Racing (ARG), o Peixe garantiu vaga para a etapa internacional, onde enfrentaria a Inter, então campeã mundial da época. Em partida de ida, realizada no estádio San Siro, na Itália, Peixe venceu por 1 a 0. Na segunda partida, em Nápoles (ITA), o time italiano não apareceu e o Peixe foi delcaro campeão por W.O.


- Hoje (quinta-feira), comemoro o primeiro dos meus primeiros títulos mundiais com a camisa do Santos. Fui até a Itália, joguei, tenho faixa, medalha, me considero um tricampeão mundial. É uma pena que a Fifa não tenha reconhecido, foi um título muito importante para nós, precisam reconhecer - afirmou Lima.