quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Há 50 anos, Santos FC batia Benfica por 5 a 2 e conquistava primeiro Mundial


Certamente, a exibição do Santos Futebol Clube na noite do dia 11/10/1962, no Estádio da Luz, em Lisboa, na capital portuguesa, foi a melhor atuação de futebol de uma equipe estrangeira em território europeu. A própria imprensa esportiva presente no encontro entre o time santista e a equipe do Sport Lisboa e Benfica que assim definiu a decisão do título do Mundial Interclubes daquele ano.


O Alvinegro da Vila Belmiro, campeão das Américas, enfrentou o campeão da Europa, uma equipe poderosa, que tinha craques do quilate de Eusébio, Coluna e Simões em seu ataque e o goleiro Costa Pereira em sua meta.


Sem dúvida, foi uma partida que permanece até hoje na memória não só dos jogadores que há 50 anos honraram a camisa do Alvinegro como também dos torcedores e dirigentes santistas que acompanharam de perto o espetáculo do futebol arte naquela que é tida por muitos como a melhor apresentação do Rei Pelé dentro das quatro linhas.


A goleada pelo placar de 5 a 2 aplicada nos “encardidos” e que deu ao Santos o seu primeiro título mundial em pleno Estádio da Luz foi aplaudida de pé pelos torcedores portugueses, convictos de terem visto jogar uma das maiores equipes do futebol mundial em todos os tempos.


O onze praiano entrou em campo com Gilmar; Olavo, Mauro, Calvet e Dalmo; Zito e Lima; Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe. O técnico era Luis Alonso, o Lula. Os autores dos tentos do Peixe foram Pelé (3), Coutinho e Pepe.


Modesto Roma, após o jogo, afirmou categoricamente que: “O Santos hoje tem o mundo aos seus pés, isto tudo que se tem conseguido não apareceu por mero acaso, absolutamente, custou lágrimas, custou muito esforço, muitas noites de vigília. O Santos chegou a um ponto máximo no campo, porque teve também uma retaguarda firme, sólida uma retaguarda em que a cooperação dos dirigentes se juntou ao esforço e entusiasmo dos associados. Dessa união, dessa compreensão é que surgiu ‘isso que aí está’. O Santos tem o mundo aos seus pés. Não se conseguiu essa posição por mero acaso, nem tampouco ela veio de graça, ao nosso encontro. Houve lágrimas de sangue”.


Primeiro jogo da decisão do Mundial

O Peixe chegou à finalíssima após um resultado favorável no Maracanã. Em 19 de setembro, a equipe santista venceu a primeira partida por 3 a 2, com dois de Pelé e um de Coutinho.


Santos FC x Benfica

Até os dias atuais o time santista nunca foi derrotado pelo time português. Em sete disputas, venceu seis e empatou uma, marcando 28 e sofrendo 14 gols.


Artilheiros do Peixe nessas sete partidas:


Pelé – 9


Toninho Guerreiro – 6


Pepe – 3


Coutinho – 3


Edu – 3


Tite – 2


Carlos Alberto Torres – 1


Lima - 1


Acompanhe o Santos FC nas mídias sociais:

Orkut: www.orkut.com.br/santosfc

Facebook: www.facebook.com/santosfc

Youtube: www.youtube.com/santostvoficial

Flickr: www.flickr.com/santosfc

Twitter: @santosfc | @santosfcaovivo | @multiplicacao