domingo, 9 de junho de 2013

Neymar 'adota' amigo na base do Santos, que vira irmão do craque


Neymar já mostrou que é genial com a bola nos pés. Encantou o Brasil com seus dribles e gol. Agora, no Barcelona , tem a chance de mostrar para o mundo todo o seu talento. Mas não é só dentro de campo que o craque brasileiro sabe fazer golaços. Uma dessas 'pinturas' foi feita sem muito alarde. Há seis anos, Neymar abriu a casa dele para Joclécio, amigo com quem jogou na base do Santos e havia sido dispensado. De malas prontas para voltar para Pernambuco onde a família mora, Joclécio ganhou um carinho especial do craque, que resolveu 'adotá-lo' Joclécio e prometeu vencer no futebol pelo amigo e pela família (veja a reportagem do EE ao lado).


- Ele foi mandado embora do Santos e eu já estava no profissional. Ele chegou chorando lá em casa e me contou. Na época eu fiquei muito triste porque eu estava vendo um sonho de um garoto com a minha idade indo embora. O que ele ia fazer? Voltar para Pernambuco, para a casa dele, e não é a mesma estrutura que tem aqui. Falei para ele: "Jô, levanta a cabeça e vamos lá! Vou vingar por você e pela minha família. Eu vou ajudar todo mundo". E hoje, graças a Deus, deu tudo certo. É um rapaz que eu amo, já é meu irmãozinho. Hoje ele mora com a minhã família. Já é de casa - diz Neymar.


Joclécio neymar esporte espetacular (Foto: Reprodução)Neymar e Jô agora são irmãos (Foto: Reprodução)


A amizade da dupla começou de forma curiosa. Quando Jocéclio chegou no Santos, ao 15 anos, o até então pequenino Neymar já era famoso na base e recebia uma atenção especial dos companheiros. Ao ouvir um boato sobre o salário de Neymar, Joclécio se impressionou e logo falou para um amigo que não podia um garoto daquele tamanho ganhar tanto dinheiro. E próprio Neymar lembra do fato com muito bom humor.


- Tem até uma história engraçada. Ele vai ficar até bravo comigo de ter contado isso (risos). A primeira vez que ele chegou no Santos eu já era um pouco conhecido na base. Falaram para ele assim: "aquele ali é o Neymar e ganha cinco mil por mês". Era a maior mentira. Aí ele olhou para mim e disse: "pô, pequenininho ganha cinco mil? Então vou ganhar uns 15, 20 mil - lembrou Neymar, dando gargalhadas.


A família também acolheu o jovem pernambucano. Em uma briga na escola, Joclécio defendeu Neymar, o que fez os pais do craque reconhecerem a fidelidade entre eles. Os gestos desde o primeiro encontro criaram um laço grande.


- Fiquei sabendo no colégio que tinha acontecido uma confusão e o Neymar tinha parado na diretoria. Neymar tinha 14 ou 15 anos. Foi com a primeira namoradinha do Neymar. Um garoto descobriu e queria bater nele. O Joclécio se meteu na frente e defendeu ele - lembra Neymar, o pai do craque.


Joclécio neymar esporte espetacular (Foto: Reprodução)Neymar com Joclécio (a esquerda de Neymar) na apresentação do craque no Barça (Foto: Reprodução)


Joclécio se emociona ao falar sobre a amizade. Ele ainda não desistiu do futebol. Há pouco tempo defendeu o São Carlos, da segunda divisão do Campeonato Paulista. Com a mudança de Neymar para o Barcelona, ele deve continuar ao lado do amigo na Espanha. .


- Desde o primeiro dia até hoje a gente manteve a amizade de irmão mesmo. Hoje eu vivo na casa dele. Quando ele passou a morar em Santos, a gente começou a morar junto. Até hoje eu moro com ele - disse Jô.