Mais que um jogo amistoso. Essa é a visão do historiador do Santos, Guilherme Nascimento, sobre a participação do Peixe no Troféu Joan Gamper contra o Barcelona . A partida será disputada no dia 2 de agosto, no Camp Nou, casa do rival espanhol.
Em entrevista a Santos TV (veja no vídeo), Nascimento disse que o jogo marca o retorno do Alvinegro Praiano ao mercado europeu "em grande estilo". Para ele, é a chance do clube aparecer em um grande vitrine. A última vez que o Peixe esteve na Europa foi em 2000, também na Espanha, quando disputou o Troféu Santiago Bernabéu contra o Real Madrid (derrota por 2 a 0).
- É uma grande oportunidade de retornar à Europa num grande evento. O Santos, que é o clube que mais jogos internacionais fez aqui no Brasil (626 partidas até 2012), retorna agora e em grande estilo. Com seus meninos da base subindo para o time de cima e enfrentando uma grande equipe que é o Barcelona. São duas grandes potências do futebol mundial, são referências de bom futebol. Acho que para o Santos é uma grande vitrine e uma oportunidade para os times brasileiros recuperarem o mercado europeu.
O historiador explicou que o Troféu Joan Gamper marca o início da temporada do Barça em uma grande festa. Em 46 edições da competição, o Barcelona venceu em 35 oportunidades. Disputado desde 1966, apenas cinco brasileiros - incluindo o Santos - já participaram do evento. Os três primeiros foram cariocas: Flamengo (1968), Vasco da Gama (1972, 1980 e 1981) e Botafogo (1978). O Internacional foi o adversário catalão em 1982 (quando se tornou o único brasileiro a vencer a competição), jogando também em 1989 e 1991.
O Peixe participou do Joan Gamper em 1998. Foi a última vez que um brasileiro esteve na competição. O Peixe empatou no tempo normal em 2 a 2, com gols de Anderson Lima e Adiel para os brasileiros, enquanto Rivaldo e Figo anotaram para os espanhóis. Nos pênaltis, vitória dos catalães por 5 a 4.
Um catalão suíço
O Troféu Joan Gamper leva o nome em homenagem ao primeiro presidente do clube catalão. Guilherme Nascimento explicou que, na verdade, o nome do mandatário não era esse, já que ele era suíço, e não espanhol.
- O troféu Joan Gamper é um troféu de abertura da temporada do Barcelona. Eles criaram esse torneio em homenagem ao seu primeiro presidente, que não se chamava Joan. O primeiro presidente do Barcelona era suíço, chamado Hans-Max Gamper Haessig. E Hans, na Catalunha, na Espanha, virou Joan.
![Almanaque do Santos (Foto: Globoesporte.com) Almanaque do Santos (Foto: Globoesporte.com)](http://s2.glbimg.com/5gEYvBRMPtYM-AkiKHlKJ3_leG4=/620x390/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2013/02/18/img00111-20130218-2031.jpg)
![](http://pixel.quantserve.com/pixel/p-89EKCgBk8MZdE.gif)