sábado, 27 de julho de 2013

De olho no G-4, Santos testa embalo contra Ponte, ansiosa para deixar Z-4


Alvinegros em busca de objetivos tão diferentes neste Campeonato Brasileiro, Ponte Preta e Santos se enfrentam pela segunda vez na temporada dispostos a iniciar uma arrancada. O duelo deste sábado, às 21h (horário de Brasília), no Moisés Lucarelli, em Campinas, pode tanto respaldar a nova geração de Meninos da Vila, liderada por Neilton, como também ajudar a Macaca a se recuperar após um início irregular de torneio.


Chiquinho atacante Ponte Preta (Foto: Carlos Velardi / EPTV)Chiquinho é uma das armas ofensivas da Macaca para duelo direto em casa (Foto: Carlos Velardi / EPTV)



O Santos inicia a partida com pinta de favorito. Afinal, a última derrota no Brasileirão foi em 5 de junho, por 3 a 1, para o Criciúma. Desde então, Claudinei Oliveira impôs um novo método de trabalho e já colheu frutos. Dos 12 pontos que disputou, levou dez para casa. O aproveitamento poderia ser melhor, não fosse o empate com o Coritiba na rodada passada - quando o Peixe abriu o placar, na Vila.


A equipe praiana ocupa a sétima posição, com 12 pontos, e sonha encostar no Cruzeiro, quarto colocado, com 15. A Ponte, com um jogo a menos, abre a zona de rebaixamento, com sete pontos, e pode dormir fora do grupo caso empate.


O GLOBOESPORTE.COM acompanha o duelo em Tempo Real, a partir das 20h30m, com vídeos. O Premiere FC 1 transmite a partida para todo o país.


Claudinei Oliveira, treinador do Santos (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)Claudinei Oliveira ainda está invicto no comando do clube (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)


header as escalações 2


Ponte Preta: Carpegiani aposta em uma escalação bastante ofensiva para enfrentar o Santos em casa. Sem contar com um segundo volante que lhe agrade totalmente, o treinador aposta no recuo do meia Ramírez para a função. Chiquinho, normalmente usado como ponta esquerda, será o único armador. No ataque, a novidade é Everton Santos, que forma o trio ofensivo com Rildo e William. A Ponte jogará com: Roberto; Artur, Ferron, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Ramírez e Chiquinho; Everton Santos, Rildo e William.


Santos: Claudinei Oliveira colocará força máxima contra a Ponte Preta neste sábado, em Campinas. O treinador conta com a volta de cinco titulares, poupados no meio de semana, pela Copa do Brasil - o zagueiro Edu Dracena, o lateral Léo, o volante Arouca e os meias Cícero e Montillo. A dúvida estava na lateral-direita, já que Galhardo pode ganhar um descanso pela sequência de jogos. Neste caso, Cicinho entraria para estrear contra sua ex-equipe. O provável Peixe conta com: Aranha; Galhardo (Cicinho), Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Cícero, Leandrinho e Montillo; Giva e Neilton.




quem esta fora (Foto: arte esporte)


Ponte Preta: apenas o zagueiro Wescley está vetado pelos médicos, após cirurgia no joelho. O zagueiro Gustavo e o volante Ferrugem ainda buscam ritmo de jogo. Já o recém-contratado Fernando Bob, volante revelado pelo Fluminense, não foi inscrito na CBF.


Santos: sem jogadores suspensos, o Peixe não conta apenas com o zagueiro Neto e o volante Renê Júnior, desfalques há pelo menos um mês. A dupla segue no departamento médico.


header pendurados (Foto: ArteEsporte)


Ponte Preta: Luis Ramírez, Rildo e William.


Santos: Arouca, Durval e Rafael Galhardo.


header o árbitro (Foto: ArteEsporte)


Leandro Bizzio Marinho (SP) apita o jogo, auxiliado por Rogério Pablos Zanardo (SP) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (SP). O árbitro fará a sua estreia neste Campeonato Brasileiro. O campeonato tem média de 4,2 cartões amarelos e 0,2 cartões vermelhos. São 33,5 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.


header_estatisticas (Foto: arte esporte)


Ponte Preta: como mandante, a Macaca não perde para o Santos no Campeonato Brasileiro desde 2004, ou três jogos no total. Apesar de ser uma das equipes que mais chances de gol cria (38), é apenas a 18ª colocada no quesito finalização (81). A equipe deposita as esperanças no atacante William, autor de 19 dos 46 gols da Ponte no ano, ou seja, 41%. O time peca no posicionamento ofensivo, já que é o terceiro time que mais teve impedimentos marcados, perdendo apenas para Internacional e São Paulo, que tem jogos a mais.


Santos: a equipe da Vila tem se mostrado muito leal contra os adversários neste Brasileirão: é a que menos cometeu faltas. Isso dá poucas oportunidades de ser surpreendido na bola parada. O time tem variado bem as jogadas e mostra equilíbrio nas formas de marcar gols. Dos 12 até agora, foram 4 de cabeça, 4 de perna esquerda, 3 de perna direita e 1 de pênalti.


header_na_historia (Foto: arte esporte)


Ponte Preta e Santos protagonizaram vários duelos pela elite do Campeonato Brasileiro. O de 2 de novembro de 2005 foi especial. Na briga para evitar a queda à Série B do Brasileiro, a Macaca teve de superar o Peixe, na época o atual campeão nacional. O time praiano saiu na frente, com Geílson, mas a equipe da casa, apoiada pela torcida, virou com gols de Izaías e Tico. A vitória ajudou a Ponte a se livrar do rebaixamento, mas atrapalhou o Santos no caminho à LIbertadores. Veja aqui a ficha técnica completa da partida, no Futpédia!