quarta-feira, 31 de julho de 2013

Santos FC relembra dirigente mais vitorioso do Clube com Dia Athié Jorge Coury


No dia 01/08/1904, nascia na interiorana Itú (SP), Athié Jorge Coury, que, anos mais tarde, teria sua vida ligada ao Santos FC como atleta e, principalmente, como dirigente. Como homenagem ao presidente que mais títulos conquistou pelo Clube, foi instituído o dia 1º de agosto como sendo o dia Athié Jorge Coury. Assim, o Alvinegro Praiano eternizou a figura do homem que doou sua vida ao Santos Futebol Clube, ajudando a tornar o Clube um dos maiores times do futebol mundial em todos os tempos.


Chegada ao Peixe

Athié se filou ao Santos FC em 09 de setembro de 1927. Seu proponente foi o então presidente Guilherme Gonçalves e foi trazido para o Santos pelos dirigentes Zeca Ratto e Ricardo Pinto de Oliveira. Athié veio do EC Sirio da capital para substituir o goleiro titular Tuffy (O Satanás Negro), que houvera sido expulso do clube naquele ano. Athié jogou defendendo o arco santista em 172 partidas durante os anos de 1927 a 1934. Quando deixou a meta praiana, foi substituído por Ciro Maciel Portieri (O Gato Preto).


Estreia

A primeira partida em que atuou como goleiro no Peixe foi no dia 09/10/1927, na vitória pelo placar de 9 a 0 diante do Corinthians FC de Santo André, em partida amistosa na Vila Belmiro. Feitiço marcou 5 gols, Siriri 3 e Camarão 1. A equipe, que ficaria conhecida naquele ano como “O time do ataque dos 100 gols”, formou com Athié; Bilú e David; Alfredo, Júlio e Hugo; Omar, Camarão, Siriri, Feitiço e Passos.


Dirigente

Foi durante os anos em que presidiu o Clube que o time santista conquistou as maiores glórias que um time de futebol, não só no Brasil, como no mundo, poderia conquistar. Durante o período em que presidiu o clube, o time santista disputou 1.687 partidas, tendo vencido 1.035, empatado 291 e perdido 361, marcando 4.630 gols e sofrendo 2.549.


Homenagem

Em sua homenagem, o Clube batizou com seu nome o ginásio de esportes inaugurado no Estádio Urbano Caldeira no ano de 1950. Recebeu também o título de Presidente Emérito do Alvinegro.


Político

Como político, foi vereador, deputado estadual e federal, sempre defendendo os interesses dos trabalhadores e também da cidade de Santos. Foi também um excelente corretor de café na cidade de Santos.


Athié faleceu no dia 01/12/1992.


Acompanhe o Santos FC nas mídias sociais:

Orkut: www.orkut.com.br/santosfc

Facebook: www.facebook.com/santosfc

Youtube: www.youtube.com/santostvoficial

Flickr: www.flickr.com/santosfc

Twitter: @santosfc | @santosfcaovivo | @multiplicacao