quarta-feira, 31 de julho de 2013

Para Neilton, vitória sobre Barcelona pode vingar goleada no Mundial


Neilton, atacante do Santos (Foto: Lincoln Chaves)Neilton, atacante do Santos (Foto: Lincoln Chaves)


O dia 18 de dezembro de 2011 está marcado na história do Santos - ainda que de uma forma que o torcedor não gosta de lembrar. Na ocasião, o Alvinegro viu o sonho do terceiro título mundial ruir aos pés de Xavi, Iniesta, Messi e outros craques do Barcelona , que comandaram a goleada por 4 a 0. Seria o reencontro de sexta-feira, no Camp Nou, a chance do clube praiano lavar a alma contra Barça?


Para o atacante Neilton, nova aposta do Peixe, sim. Quando Santos e Barcelona se enfrentaram no Mundial, o garoto tinha 17 anos, ainda longe do time profissional do Peixe. Agora, é nos pés dele que a torcida deposita suas esperanças. O camisa 11 sabe disso e tem ciência do quanto é importante uma vitória no confronto - ainda que amistoso - válido pelo Troféu Joan Gamper.



- Com certeza será uma oportunidade de lavar a alma da torcida. Aquele é um jogo que não dá para esquecer. A torcida santista vai querer que a gente ganhe agora. Vamos dar o melhor para tirar aquela imagem que ficou de 2011 - promete.


Será a oitava vez na história que Santos e Barcelona se encontram - a quinta no Camp Nou. A única vitória santista no confronto veio justamente no estádio (5 a 1, em 1959). De lá para cá, atuando na casa do adversário, o Peixe perdeu duas vezes (4 a 3, em 1960, e 2 a 0, em 1963) e empatou uma (2 a 2, pelo Joan Gamper, em 1998) - mas acabou batido nos pênaltis (5 a 4). O histórico desfavorável e as estrelas do elenco rival, porém, não incomodam Neilton.


- Temos que jogar futebol e sermos felizes - encerra o atacante, santista mais assediado pela imprensa espanhola no primeiro dia do Peixe na Catalunha, principalmente pelas comparações com Neymar.