sábado, 6 de julho de 2013

'Reforçado', Santos domina Timão e vence clássico no Paulista sub-20


Na Vila Belmiro, o Santos apresentou maior volume de jogo ao longo dos 90 minutos e levou a melhor sobre o Corinthians, no clássico da oitava rodada do Campeonato Paulista sub-20. Com o "reforço" de cinco atletas que já integram o elenco profissional e acompanhados pelo técnico Claudinei Oliveira, o Peixe venceu por 3 a 1, com gols do zagueiro Walace, do meia Serginho e do atacante Diego Cardoso. Pelo Timão, foi às redes o atacante Leandro.


O resultado deixou o Santos na ponta do grupo seis do Paulista, com os mesmos 15 pontos do Audax-SP - que folgou na rodada. Já o Corinthians estacionou nos nove pontos e fica em quinto lugar na chave. Agora, o Peixe só volta a campo no próximo dia 4 de agosto, contra o São Vicente, no Mansueto Pierotti. Já o Timão descansa um pouco mais e só retorna dia 7 de agosto, também diante do Calungão, mas no Parque São Jorge.


Santos x Corinthians - Paulista Sub-20 (Foto: Lincoln Chaves)Santistas comemoram terceiro gol contra Timão, no Paulista sub-20 (Foto: Lincoln Chaves)


O jogo


O Santos não demorou a abrir o placar. Logo aos 10 minutos, após cobrança de escanteio de Lucas Crispim, Walace subiu mais alto que a zaga e, de cabeça, fez o primeiro. Dez minutos depois, o Peixe ampliou com Serginho. O camisa 10, que atuou no lugar de Léo Cittadini (que foi relacionado para o clássico diante do São Paulo, no domingo, pelo Brasileirão) aproveitou a bola na entrada da área e bateu de primeira, sem chances para Caíque França.


Mesmo dois gols a frente no placar, o Santos seguiu melhor em campo. Aos 26 minutos, Diego Cardoso entrou na área pela esquerda, desvencilhando-se da marcação, e cruzou rasteiro para Serginho, mas Caíque saiu bem do gol e travou a batida do meia. Pouco depois, aos 30, Crispim cruzou pela direita e Diego acertou o travessão. Quatro minutos depois, Alison recebeu de Lucas Crispim e bateu da entrada da área, mas o goleiro corintiano evitou o terceiro.



Acuado e sem volume de jogo, o técnico Emerson Ávila, do Corinthians, teve de fazer a primeira alteração logo aos 30 minutos, colocando José Paulo no lugar de Dedé. E foi justamente dele a primeira chance do time visitante, em um arremate de fora da área, aos 34 minutos, defendido em dois tempos por Gabriel Gasparotto.


Nos minutos finais do primeiro tempo, o Corinthians adiantou a marcação e dificultou a saída de bola santista. Mesmo assim, o Timão ainda tinha dificuldade para avançar à grande área. A saída, então, foi apostar em bolas alçadas na área. A estratégia quase deu certo. Aos 45, após cruzamento pela direita, a redonda sobrou para Gustavo Tocantins, perto da pequena área. O atacante arrematou, mas, com as pernas, Gabriel Gasparotto fez a defesa.


Santos x Corinthians - Paulista Sub-20 (Foto: Lincoln Chaves)Com dificuldades de entrar na área por baixo, Corinthians apostou no jogo aéreo (Foto: Lincoln Chaves)


O Corinthians iniciou a etapa final mais ligado e, logo aos cinco minutos, chegou ao primeiro gol. Após jogada iniciada pela esquerda, Leandro aproveitou o descuido da zaga santista e mandou para as redes. O Santos, no entanto, acordou com o gol sofrido e, aos 11 minutos, fez o terceiro, com Diego Cardoso. Foi o quarto gol do atacante, artilheiro do Peixe no Estadual.


À medida que a segunda etapa transcorreu, o jogo ganhou em equilíbrio, com o Santos tendo o domínio da posse de bola e o Corinthians tentando avançar pelas pontas, em velocidade. Aos 26 minutos, o Peixe teve a baixa de Alison, expulso pelo segundo cartão amarelo. Mais inteiro, no entanto, o Alvinegro Praiano conseguiu administrar o resultado e garantir a vitória.