segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Armandão: persistente, Walter se destaca e é o craque da rodada #30


Ele vinha tentando, é verdade. Até a 30ª rodada, apesar de seu destaque reconhecido por todos, não tinha conseguido levar um troféu Armandinho para casa. Mas o dia chegou. Walter , que briga pela liderança do Troféu Armando Nogueira 2013, entra de vez na disputa pelo primeiro lugar após sua atuação destacada na vitória do Goiás sobre o Atlético-PR por 3 a 0. Ele participou diretamente de dois gols: no primeiro, deu um corte espetacular no defensor, e rolou na medida para Roni marcar; no terceiro, recebeu lançamento e soltou um petardo de dentro da área, sem chances para o goleiro. Além disso, por outras três vezes serviu os companheiros com passes espetaculares, que poderiam ter resultado em uma goleada histórica para o Esmeraldino. Desta forma, recebeu 8,5 dos avaliadores, a melhor nota do fim de semana.


Outros três jogadores se destacaram com notas 8,0 na rodada do Brasileirão. O volante Lucas Cândido, do Atlético-MG, mostrou sua desenvoltura ao atuar em duas posições ao longo da vitória sobre o Flamengo por 1 a 0, justamente com um gol seu: um pombo sem asa, no ângulo de Felipe. O lateral Carlinhos, do Coritiba, chegou no último dia de inscrições do campeonato, e mostrou que pode ser importante na competição, marcando um belo gol e servindo Keirrison no segundo, que garantiu o triunfo sobre o Cruzeiro por 2 a 1. Aliás, o atacante do Coxa foi outro a receber a nota 8,0: entrou no segundo tempo e foi decisivo, voltando a marcar um gol após dois anos.


A seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão – 16 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem relação com o Cartola FC.


SELEÇÃO DA 30ª RODADA ARMANDÃO 2 (Foto: Editoria de Arte)


GOLEIRO


Parece que a seleção brasileira fez bem a Victor . O goleiro do Atlético-MG voltou a defender a meta do Galo diante do Flamengo e não decepcionou. Quando foi preciso, a equipe de Cuca pôde contar com seu arqueiro, revivendo os bons momentos da Libertadores, quando foi o grande destaque do título inédito. Neste domingo ele foi o protagonista por salvar dois gols do Rubro-Negro em menos de 30 segundos. Com o pé esquerdo - o mesmo que pegou o pênalti contra o Tijuana - defendeu um chute à queima-roupa e, um pouco depois, mostrou elasticidade ao buscar uma finalização no alto, com a mão esquerda (veja no vídeo ao lado). A boa atuação lhe rendeu nota 7,5, a melhor entre os goleiros na rodada.


LATERAL-DIREITO


Na goleada do Santos sobre o Náutico por 5 a 1, fora de casa, um dos pilares foi Cicinho. Cada vez mais à vontade no Peixe, o lateral-direito foi uma das válvulas de escape da equipe, apoiando com desenvoltura durante todo o confronto. Em uma das investidas, chegou à frente para protagonizar uma bela jogada, que culminou com um golaço de sua autoria (veja no vídeo ao lado), o quarto do Santos na partida. Vale ainda destacar a boa participação de Vitor na vitória do Goiás sobre o Atlético-PR. Com a mesma nota de Cicinho (7,0), ele fica fora da seleção por não ter marcado gol, mas fez uma grande partida, defensiva e ofensivamente.


ZAGUEIROS


Paulo Miranda teve bastante trabalho. E acabou sendo o grande destaque dentre os três zagueiros do São Paulo na vitória sobre o Bahia por 1 a 0. Com dois jogadores a menos - já que Denilson e Maicon foram expulsos - o defensor são-paulino conseguiu nada menos que cinco roubadas de bola e, nos momentos de dificuldade, foi uma das válvulas de escape pelo lado direito, fazendo as vezes de lateral por aquele setor. Uma ótima exibição, que lhe rendeu nota 7,0. Ainda poderia ter feito mais, já que marcou um gol mal anulado pela arbitragem (veja no vídeo ao lado). Outro a conquistar esta nota foi Ernando , do Goias. O jogador foi perfeito na cobertura da zaga esmeraldina diante do Atlético-PR, não dando maiores chances aos atacantes adversários. Além de ganhar na velocidade em alguns momentos, ainda se antecipou bem a boa parte das jogadas.


LATERAL-ESQUERDO


Na luta contra o rebaixamento, o Coritiba conseguiu uma grande vitória em casa diante do líder do campeonato, o Cruzeiro, por 2 a 1. E, quem conduziu o Coxa ao feito foi Carlinhos. O lateral-esquerdo, recém-chegado ao Icasa, assumiu a responsabilidade de ser titular da equipe e brilhou com um belo passe para Keirrison marcar, além de deixar o seu, em um chutaço (veja no vídeo ao lado). O jogador foi ativo durante toda a partida, participando de boa parte dos lances ofensivos da equipe, além de ter sido um dos maiores ladrões de bola do Coritiba, com três roubadas. Ele recebeu nota 8,0 e foi o melhor da posição.


VOLANTES


Um gol espetacular pode resumir a atuação marcante de Lucas Cândido, do Atlético-MG. O jovem volante - que ainda atuou como lateral-esquerdo na segunda etapa - fez uma ótima partida. Além da bela finalização (veja no vídeo ao lado), ainda foi importante defensivamente, com três roubadas de bola, e saiu como o herói do jogo, com nota 8,0. Uma bela exibição, que mostrou a polivalência e dedicação do atleta de 19 anos, bem ao estilo de seu treinador, Cuca. Outro a ter uma boa participação foi Cáceres, do Vitória. O volante, com boa chegada na frente, marcou o gol da equipe diante da Lusa e foi um dos condutores do meio-campo em uma partida não tão brilhante dos meias Renato Cajá e Escudero. Nota 7,5 para ele e vaga na seleção da rodada.


MEIAS


A goleada do Santos sobre o Náutico teve participação decisiva de Cícero . Além de marcar dois belos gols (veja o primeiro deles no vídeo ao lado), o meia - que tem se mostrado o melhor do Peixe na temporada - ainda criou outras grandes oportunidades de gol e poderia ter construído um placar ainda mais elástico. Mas, tudo bem. Foi suficiente para garantir nota 7,5 para Cícero e uma vaga na seleção da rodada. Com a mesma avaliação, Roni, do Goiás, foi um tanto inconsistente. Fez um primeiro tempo de luxo, com um gol e passe para outro, levando a defesa do Furacão à loucura. Porém, caiu de rendimento na segunda etapa e viu sua nota estacionar. Ainda sim, foi vital para a vitória do Esmeraldino, garantindo assim um espaço entre os melhores do meio-campo do fim de semana.


ATACANTES


A história de Keirrison é um capítulo à parte no futebol brasileiro. Um dos melhores atacantes do país em 2008 e 2009, ele foi negociado com o Barcelona e, desde então, viu sua carreira afundar. Para piorar, há mais de dois anos ele convive com constantes lesões que o impedem de dar sequência e reviver os melhores tempos de sua carreira. Porém, ao menos neste domingo, teve uma noite triunfal. Entrou no segundo tempo, com a camisa do Coritiba - clube que o revelou - e incendiou o jogo, marcando o gol da vitória sobre o Cruzeiro (veja no vídeo ao lado), que pode ser muito importante na luta contra o rebaixamento. Chorou, deu volta olímpica, recebeu amarelo por tirar a camisa... e está na seleção da rodada do Armandão, com nota 8,0. Completa o comando de ataque Walter, o craque do fim de semana, que recebeu 8,5 graças à sua atuação de luxo, com gol, assistência e diversos lances de efeito que não deram chances para o Atlético-PR na partida.