sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Armandão: Rogério Ceni fecha o gol e é eleito o craque da rodada #29


A irritação demonstrada por Juninho após a defesa de Rogério Ceni (eleita a mais bonita da rodada) tinha motivo: não havia sido apenas aquela, mas sim uma entre a série de grandes intervenções do goleiro, que garantiram três pontos para o São Paulo diante do Vasco em São Januário. Será difícil esquecer a atuação do ídolo tricolor, que motivou até comparações com a partida contra o Liverpool, no título mundial são-paulino. Mais uma vez protagonista, o "paredão" da equipe dirigida Ney Franco recebeu nota 9,0 e foi eleito o craque da 29ª rodada no Troféu Armando Nogueira.


Dois atacantes foram dignos de elogios nos jogos de meio de semana: Osvaldo , do São Paulo, marcou um belíssimo gol, além de ter infernizado a zaga vascaína, com dribles e boa movimentação. Além dele, Leandro foi o terror dos defensores do Sport, na vitória do Grêmio por 3 a 1, que alçou o time de Vanderlei Luxemburgo à vice-liderança do Brasileirão. Ambos receberam nota 8,0. Na defesa, o brilhantismo foi a cargo de Gum , do Fluminense, que levou a melhor sobre o veloz ataque do Bahia e recebeu 8,5 de avaliação.


Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 1/3 do Brasileirão - 13 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem nenhuma relação com o Cartola FC.


SELEÇÃO DA RODADA 29ª RODADA (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)


GOLEIRO:


Foi uma atuação de cinema do arqueiro do São Paulo. Ao todo, seis defesas difíceis na conta do goleirão, que não deixou passar uma bola sequer por entre as balizas do Tricolor. O resultado disso foi a nota 9,0, que rendeu ao ídolo são-paulino o prêmio de craque da 29ª rodada. Quem também teve atuação de destaque debaixo dos postes foi Diego Cavalieri, do Fluminense, que recebeu 8,0. Com quatro grandes defesas, evitou que o Bahia causasse maiores problemas e garantiu a manutenção do time de Abel Braga na liderança isolada do Brasileirão. Rafael Cabral foi outro a se notabilizar na rodada com grandes defesas e ajudou o Santos a sair com a vitória sobre o Botafogo por 2 a 0, tendo recebido nota 7,5 pela atuação.


LATERAL-DIREITO:


As laterais foram as melhores opções ofensivas do Fluminense diante do Bahia, na vitória por 2 a 0. Prova disso é que os gols surgiram em jogadas de linha de fundo. No primeiro, Bruno recebeu passe de Gum, encobriu o zagueiro com uma cabeçada, deu um drible da vaca no segundo e chutou forte para marcar um golaço (veja no vídeo ao lado). A jogada, somada com a boa atuação ao longo dos 90 minutos, rendeu nota 7,5 ao lateral tricolor. Éverton Pascoa (Santos), Nei (Internacional), Paulo Miranda (São Paulo) e Pará (Grêmio) foram outros jogadores do setor a serem bem avaliados, todos com 6,5.


ZAGUEIROS:


A boa fase do Bahia estava muito ligada ao aproveitamento do setor ofensivo da equipe, comandado pelos velozes Elias e Gabriel. Parar o ataque do time de Jorginho era uma difícil missão, porém, cumprida pelo zagueiro Gum, do Fluminense. Uma grande atuação do defensor, que ajudou a equipe de Abel Braga a sair com a vitória do Pituaçu sem sofrer gols e rendeu nota 8,5. Quem também esteve bem foi Bruno Rodrigo , do Santos, que venceu o Botafogo fora de casa por 2 a 0. Se no primeiro tempo a equipe passou sufoco, no segundo o jogador esteve impecável na marcação e recebeu nota 7,5 dos avaliadores. Vale destacar ainda a participação de Jackson, do Internacional, que marcou um dos gols da equipe sobre o Atlético-MG e garantiu nota 7,0.


LATERAL-ESQUERDO:


Anderson Pico foi um guerreiro em campo. Se desdobrando na marcação, o lateral-esquerdo do Grêmio conseguiu anular as jogadas de ataque da dupla Moacir e Cicinho, do Sport, e ainda chegou com perigo ao ataque. Em um de seus avanços, marcou um belo gol, o primeiro do Tricolor, com um toque de categoria sobre o goleiro Magrão e recebeu nota 7,0 dos avaliadores. Com a mesma nota, Fábio Santos, do Corinthians, teve participação importante diante do Flamengo e construiu a jogada para o gol de Edenílson .


VOLANTE:


O volante Jean , do Fluminense, tem sido o ponto de equilíbrio na boa campanha da equipe, que lidera o Brasileirão. Sem aparecer muito para a torcida, o jogador dá passes simples, é importante na marcação e começa boa parte das jogadas de ataque do time de Abel Braga. Diante do Bahia não foi diferente. Mais uma atuação que chamou a atenção dos avaliadores do Armandão e rendeu nota 7,5 ao atleta. A dupla do Grêmio também esteve bem, tanto na parte defensiva, como no apoio ao ataque: Souza e Léo Gago, ambos receberam nota 7,0, assim como a dupla Henrique e Arouca, do Santos.


MEIAS:


O nome da vitória do Corinthians contra o Flamengo foi Edenílson. Além de marcar o primeiro gol dele com a camisa do Timão, o meia - que atuou no lugar de Danilo - ainda deu ótimo passe para Emerson marcar o terceiro da equipe. A notável atuação foi decisiva para o triunfo sobre o time rubro-negro por 3 a 2, e lhe garantiu nota 7,5. Com a mesma avaliação, o meia Ronny , do Figueirense, foi importantíssimo para a equipe ao marcar dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-GO, em duelo direto para fugir da degola. O primeiro deles foi um belíssimo gol, em chute forte de fora da área, sem chances para o goleiro Márcio (veja no vídeo ao lado).


ATACANTES:


A defesa do Vasco não foi párea para Osvaldo. O atacante do São Paulo aproveitou a ausência de Dedé e partiu para cima dos defensores do time do carioca, sempre com dribles e jogadas de efeito. Além disso, ainda marcou um belo gol (veja no vídeo ao lado) e recebeu nota 8,0 dos avaliadores. Com uma atuação parecida, Leandro, do Grêmio não tomou conhecimento dos zagueiros do Sport e levou a melhor na grande maioria das jogadas. Além de criar diversos lances de perigo, ainda marcou o segundo gol da equipe, garantindo a mesma nota do atacante são-paulino (8,0). Já Cassiano, do Internacional, teve a difícil missão de substituir Forlán e conseguiu ter ótima participação, inclusive marcando um gol diante do Atlético-MG na vitória por 3 a 0. Com isso, recebeu nota 7,5 dos avaliadores e entrou no trio de ataque da seleção da rodada do Troféu Armando Nogueira.