sábado, 13 de outubro de 2012

Muricy rechaça formação ideal no Santos: 'Isso é conversa furada'


Muricy Ramalho no treino do Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Muricy descarta formação ideal para o Santos

(Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)


Na vitória do Santos por 2 a 0 sobre o Botafogo, na última quarta-feira, o time de Muricy Ramalho fez dois tempos bem distintos. Nos primeiros 45 minutos, o Peixe pouco criou e ainda sofreu com a pressão da equipe carioca - Rafael fez pelo menos duas grandes defesas. Na etapa final, no entanto, o cenário mudou: o Alvinegro equilibrou as ações e mostrou oportunismo para garantir o primeiro triunfo como visitante no Campeonato Brasileiro sem a presença de Neymar.


Um fator determinante para o resultado foi a alteração feita por Muricy ainda no final do primeiro tempo, quando Bernardo deu lugar a Henrique e o Santos passou a atuar com três volantes (Adriano, Arouca e Henrique). Apesar da alteração ter dado certo contra o Botafogo, o treinador rechaçou que esta seja necessariamente a formação ideal para o Peixe.


- Isso de time ideal é conversa furada. Time ideal é o que ganha e joga bem. O resto é tudo conversa. A minha preferência é aquele que ganha. Esse é o esquema tático ideal - resumiu.


Apesar do discurso de Muricy, os próprios santistas não descartam a manutenção da formação com três volantes como uma boa saída para a equipe. Pouco antes de retornar aos gramados depois de ficar dois meses afastado por conta de uma contusão no púbis, Henrique já tinha se mostrado favorável à sequência do esquema. Adriano, por sua vez, fez coro ao companheiro e valorizou o entrosamento entre os volantes do Alvinegro.



Isso de time ideal é conversa furada. Time ideal é o que ganha e joga bem. O resto é tudo conversa"


Muricy Ramalho



- (Contra o Botafogo) A formação deu liberdade para o Felipe Anderson, o André e o Miralles, e foi importante para dar consistência, deixá-los seguros. Nós três (Adriano, Arouca e Henrique) temos um bom entrosamento, que é fundamental. É o mesmo esquema do ano passado. Se está dando certo, nada melhor do que continuar - destacou o camisa 8.


Em 2012, a formação com três volantes foi usada onze vezes desde o início, sendo que em nove oportunidades o trio foi formado justamente por Adriano, Henrique e Arouca. A última vez que os três iniciaram juntos um jogo foi na derrota por 3 a 0 para o Náutico, há dois meses. O saldo do trio, porém, não impressiona: são três vitórias, três empates e três derrotas, com oito gols marcados dez sofridos.


A estatística, no entanto, pode ganhar números mais positivos no domingo, na Vila Belmiro, diante do Vasco, às 16h (de Brasília), pela 30ª rodada do Brasileirão. Embora não tenha confirmado a presença de Henrique, o técnico santista admitiu que a formação com dois meias e dois volantes deixa o time "muito aberto". Assim, se o volante estiver em condições de jogo, o Santos deve retomar a trinca diante do clube carioca.


O provável Santos para domingo terá: Rafael; Bruno Peres (Ewerton Páscoa), Bruno Rodrigo, Durval e Gerson Magrão (Léo); Adriano, Arouca, Henrique (Patito Rodriguez) e Felipe Anderson; Bill e Miralles. O Peixe é o 10º colocado do Brasileirão, com 38 pontos.


Clique e veja mais vídeos do Santos