O Santos e o Santos e Região Convention & Visitors Bureau renovaram o convênio de cooperação para divulgação da Baixada Santista como destino turístico e preparação do município para receber uma seleção que participará da Copa do Mundo de 2014. A Vila Belmiro e o CT Rei Pelé, ambos de propriedade do clube, integram a lista de centros de treinamentos de seleções (CTS) divulgada pela Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) da Copa, em agosto.
De acordo com o presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, a renovação da parceria, firmada há sete anos e que envolve ações de marketing e institucionais entre clube e cidade, vem para reforçar o vínculo entre as partes.
- Como santista, me sinto orgulhoso de fazer com que o Santos participe e ajude a desenvolver o fluxo turístico na cidade. Santos está em um novo ciclo econômico, com o pré-sal e a expansão do porto. A oportunidade de sediarmos uma seleção estrangeira na Copa é real. A Vila Belmiro é simbólica, o mais antigo estádio particular de um time no Brasil. O Memorial das Conquistas é a segunda principal atração turística da cidade - descreveu.
Segundo o presidente do Bureau, Alex Veríssimo Mendes, o convênio da entidade com o Santos tem sido importante para abrir à Baixada portas no Brasil e mesmo no exterior. Prova disso, de acordo com Mendes, é que além de confederações que já visitaram a região nos últimos meses, outras duas estão como visitas marcadas para a próxima semana.
- O Santos ajuda na divulgação da região por onde passa e atua, que na verdade não se limita à cidade ou o País. Nós do Bureau procuramos sempre relacionar o Santos conosco, e isso vem dando muito resultado, já que o Santos é um clube aceito por todos. A escolha de Santos e Guarujá como subsedes para a Copa de 2014 é exemplo disso - avaliou.
Luis Alvaro destacou, ainda, que o Santos tem total interesse em fazer parte do Mundial de 2014, recebendo alguma seleção nas dependências da Vila Belmiro ou do CT Rei Pelé - além da estrutura do Peixe, o Estádio Antônio Fernandes, de Guarujá, também foi selecionado na lista divulgada por Fifa e COL.
- Já me coloquei como soldado. Topo abrir a porta, servir cafezinho, lustrar vidro... Acho que a cidade de Santos e o clube têm todo interesse em se consolidarem como anfitriões de um evento importante como esse. Não seremos sede, mas acho que Santos tem tudo para abrigar uma seleção importante - considerou.
Luis Alvaro apoia que Santos receba uma seleção em 2014 (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
