Bruno Cassucci - 11/10/2012 - 17:07 São Paulo (SP)
O Santos decidiu parar de apenas reclamar e tomou uma atitude a fim de diminuir os prejuízos causados pelas seguidas convocações de Neymar e outros de seus astros para a Seleção Brasileira. O clube contratou o consultor Amir Somoggi, referência em gestão esportiva, que prepara um estudo com objetivo de debater e modernizar o calendário do futebol brasileiro.
A análise deve ficar pronta até o fim do ano e, então, o Peixe irá se reunir com outros clubes para discutir propostas de mudança com a CBF.
- Não queremos ser líderes dessa mudança, mas pretendemos contribuir para o esporte de nosso país - comenta o vice-presidente alvinegro, Odílio Rodrígues.
No primeiro momento, Somoggi vai mensurar os prejuízos causados aos clubes pelas convocações. Como os campeonatos regionais e nacionais não são paralisados em datas Fifa, as equipes acabam perdendo seus melhores jogadores em boa parte das competições. No Santos, este ano a perda foi acentuada, já que Neymar ficou fora de 19 das 29 partidas do time no Brasileirão.
- Reconhecemos a importância da Seleção, que precisa ser forte, representativa, e próxima do torcedor. Mas, para isso não pode ser concorrente dos clubes - disse Odílio.
Outro problema causado pelo calendário do futebol brasileiro é a falta de datas para excursões ao exterior. O Peixe planejava fazer a pré-temporada de 2013 fora do Brasil, mas, sem tempo, já abortou a ideia.
Amir Somoggi também irá auxiliar o Santos em assuntos relacionados ao marketing e, sobretudo, na missão de internacionalizar a marca do clube.