sábado, 1 de junho de 2013

Santos arranca empate com Grêmio em primeiro jogo sem Muricy


Em seu primeiro jogo após a demissão de Muricy Ramalho, o Santos, sob o comando de Claudinei Oliveira, técnico do sub-20, arrancou um empate por 1 a 1 com o Grêmio, neste sábado, na Vila Belmiro, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O time do técnico Vanderlei Luxemburgo saiu na frente, com gol de Vargas, mas recuou demais e viu o Peixe crescer e empatar com Willian José, de pênalti. Os paulistas seguem sem vencer no Brasileirão - com dois empates e uma derrota, o Peixe tem apenas dois pontos. Já o Grêmio foi a quatro - havia vencido o Náutico na primeira rodada (o Tricolor tem um jogo a menos).



O Santos volta a campo na próxima quarta-feira, quando enfrenta o Criciúma, às 19h30m (horário de Brasília), no estádio Heriberto Hulse, em Cricíuma. O Grêmio, também na quarta, mas às 21h, recebe o Vitória, em sua Arena.


Montillo e Alex, Santos x Grêmio (Foto: Ale Cabral/Agência Estado)Montillo e Alex disputam jogada durante duelo na Vila Belmiro (Foto: Ale Cabral/Agência Estado)


Mais time, Grêmio abre o placar


O técnico Claudinei Oliveira não teve muito tempo para trabalhar o time santista. Assumiu o comando do Santos na sexta-feira e só conseguiu fazer um treinamento coletivo. A mudança mais significativa foi a entrada do atacante Neilton, de 19 anos, com a camisa 11, que era de Neymar. O garoto, destaque da Copa São Paulo de Futebol Júnior, mostrou potencial, deu alguns dribles e bons passes. Mas não foi decisivo.


Ao contrário do Santos, que passa por um processo de reformulação, o Grêmio se mostrou um time pronto, com jogadores de destaque, e não demorou para tomar o controle da partida. Aos 11 minutos, o atacante chileno Vargas recebeu ótimo passe em profundidade de Zé Roberto, entrou livre na área, em posição legal, e bateu Rafael com um chute certeiro, abrindo o placar.


O gol não foi suficiente para fazer o Peixe acordar. O time da casa tinha a bola, rondava a área, mas apresentava dificuldades para furar o bloqueio azul. Chutes de fora ou jogadas pelas laterais seriam opções, mas o time alvinegro não percebeu isso e passou todo o primeiro tempo preso. Sem se esforçar muito, o Grêmio se segurava bem atrás, mas não se lançou o ataque. Parecia satisfeito com a vitória parcial.


Peixe volta aceso e reage


O Santos voltou mais ousado no segundo tempo. Logo no começo, criou oportunidades com Neilton, Cícero e Willian José. O Grêmio seguia recuado. Diferente de Luxemburgo, que possui um elenco recheado e com opções no banco de reservas, Claudinei Oliveira resolveu arriscar e colocou Gabriel, de 16 anos, no lugar do volante Renê Júnior. Pouco depois, o apagado Montillo saiu vaiado para a entrada de Felipe Anderson.


As mexidas deram resultado. O time santista agora tinha jogadas de profundidade e rapidez nos deslocamentos. O empate veio aos 33 minutos. Em um bate-rebate na área, Souza colocou a mão na bola: pênalti. Willian José chamou a responsabilidade, soltou a bomba no meio do gol de Dida, que saltou para a direita, e marcou. O Peixe cresceu, e a dupla de ataque passou a se entender. Após tabela com Willian José, Neilton só não virou porque não pegou em cheio na bola. Dida caiu para pegar.


O Peixe segue sem vencer, mas o empate dá um fio de esperança aos alvinegros. Já o Tricolor, depois da Libertadores, tenta voltar de vez o foco ao campeonato nacional.