Evolução de Joshua é alvo de elogios de técnico do
sub-17 alvinegro (Foto: Divulgação/Santos FC)
Adaptar-se ao futebol brasileiro depois de viver boa parte da adolescência nos Estados Unidos. Carregar o peso do sobrenome "Arantes do Nascimento". Não é fácil. Filho do Rei Pelé , o atacante Joshua chegou à equipe juvenil do Santos no início do ano. De lá para cá, fez apenas dois jogos - nenhuma delas como titular. O que não significa que o jogador não tenha evoluído. Pelo contrário. É o que diz o técnico do sub-17 santista, Emerson Ballio.
O treinador não destaca só a dedicação de Joshua no dia a dia, mas vê no jogador atributos semelhantes ao do pai famoso. Ele garante que o atacante não se intimida com as expectativas geradas por ser filho do Atleta do Século.
- O Joshua está evoluindo muito em relação a como ele chegou. Ele não tinha muita competitividade, mas agora no segundo semestre, deve mostrar essa evolução. Para nós, é gratificante ter ele no grupo. Você percebe que, na parte atlética, ele tem muita coisa do pai. O arranque, a força física. Ainda não tem muita regularidade no chute, mas já está melhorando. De vez em quando, acerta batidas firmes, precisas. Ele também cabeceia muito bem - elogia.
- Quem sabe, só não tenha tido um trabalho anterior. Ele não batia bola na rua, não jogava desde pequeno... Acredito que isso tenha atrasado um pouco o processo. Mas ele sabe da cobrança, sabe que o pessoal pergunta dele e não foge em momento algum. É um menino que ensina muito para todos, pelo peso que ele carrega e a forma como encara a situação, com muita determinação e trabalho - completa.
- Por amadurecimento de nova safra, Santos estreia na Copa do Brasil sub-17
- Começo de uma era: filho de Pelé, Joshua estreia com a camisa do Peixe
- Com ressalvas, Pelé aprova estreia de Joshua no sub-17 do Peixe
Joshua estreou pelo sub-17 do Santos no dia 25 de maio, na vitória por 3 a 1 sobre o São Bernardo, no CT Rei Pelé, pelo Campeonato Paulista da categoria. Curiosamente, alguns metros ao lado, Neymar fazia o último treino com a camisa do Peixe. O atacante voltou a jogar no último dia 6, também no CT, contra o Água Santa, pela rodada final da primeira fase do Estadual - o Alvinegro venceu por 4 a 1.
Além do Campeonato Paulista, o filho do Rei do Futebol tem outro desafio no pelo Peixe. Na semana passada, a equipe estreou na Copa do Brasil sub-17. Na vitória do Santos sobre o Goiás, pela primeira fase da competição, Joshua não foi relacionado. O filho de Pelé, no entanto, deve ganhar mais oportunidades na sequência do Estadual. O alvinegro volta a campo pelo torneio regional no dia 24 de agosto, às 10h45m, no CT Rei Pelé, contra o Mogi Mirim, pela segunda fase da competição.