Reforço do Santos para a sequência da temporada, Thiago Ribeiro deve chegar a Santos entre terça e quarta-feira. O atacante, contratado junto ao Cagliari, da Itália, ainda não tem data para estrear, mas chega à Vila Belmiro com "peso" de titular. O que não significa, necessariamente, que o jogador será titular assim que estiver condições de jogo. Pelo menos é o que garante o técnico Claudinei Oliveira.
Para justificar, o treinador santista repete o discurso adotado após as contratações dos laterais Cicinho e Eugenio Mena - trazidos, em tese, para ocupar as vagas de Rafael Galhardo e Léo no time alvinegro. Claudinei acredita ser importante respeitar os jogadores que já integram o elenco e que foram importantes para afastar o Peixe das últimas posições do Campeonato Brasileiro e colocar a equipe na briga por vaga na Taça Libertadores.
Claudinei pede respeito ao elenco, mas admite que Thiago Ribeiro chega com 'peso' de titular (Foto: AP)
- Temos de, principalmente, respeitar quem está no grupo. Falei o mesmo quando trouxemos o Cicinho e o Mena, que vêm trabalhando forte desde que chegaram aqui. O Galhardo fez grande partida (contra o Coritiba), participou dos gols (no empate em 2 a 2). Léo também foi bem. Tem que valorizar. Estávamos entre os últimos, subimos (na tabela) e agora em sétimo, e com o mesmo time. O Thiago chega na mesma condição. Com peso de titular e qualidade para jogar. Mas, se estivermos ganhando, como você mexe? É questão de fazer as coisas com coerência e honestidade - afirma.
- Pai celebra retorno de Thiago Ribeiro e acredita em sucesso no Santos
- Santos entra em acordo com Cagliari para contratação de Thiago Ribeiro
Com a chegada de Thiago Ribeiro, três jogadores despontam como os principais candidatos a deixar o time titular: Neilton, Leandrinho e até Willian José - apesar do novo atacante alvinegro não ser jogador de área. Se Thiago for o substituto do camisa 11, a formação tática do Santos não sofre alterações. Caso Willian José seja sacado, o ex-jogador do Cagliari atuaria aberto por um dos flancos do ataque, com Neilton caindo pelo outro lado. Por fim, se Leandrinho deixar a equipe, Claudinei teria a opção de alinhar o Peixe no 4-3-3, com Willian centralizado.
O técnico, no entanto, ainda pretende conversar com Thiago Ribeiro para saber onde o jogador se sente mais à vontade para jogar.
- Tem de esperar ele chegar primeiro. Sei que na Itália ele jogava atrás do centroavante, e que é um jogador bom de atuar pelas beiradas. Temos de conversar com ele, saber em que situações ele se sente bem - finaliza Claudinei.
Ainda sem Thiago Ribeiro, o Santos volta a campo nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), para decidir o futuro na Copa do Brasil. O Peixe visita o Crac em Catalão (GO), no jogo de volta do confronto, válido pela terceira fase. Na Vila Belmiro, há duas semanas, os times empataram em 1 a 1, com gols de Leandrinho e Ben-Hur.