No dia 19/10/1932, nascia em Jundiaí, interior de São Paulo, o lateral esquerdo do time dos sonhos: Dalmo Gaspar. Dalmo foi contratado junto ao Guarani em 1957 para então atuar como zagueiro. Sua estreia aconteceu no dia 26/10/1957, na vitória frente ao Palmeiras por 4 a 3.
Integrante do time mágico que encantou pelo seu futebol ofensivo, o defensor Dalmo atuou em 369 partidas, anotando quatro tentos.
Em uma época em que os laterais não tinham tanto compromisso em avançar, a marca de quatro gols é boa, ainda mais quando um desses quatro gols recebeu a alcunha de gol mais importante da história do Santos FC. Dalmo marcou o gol que deu a vitória por 1 a 0 frente ao Milan no dia 16/11/1963, no Maracanã. O gol do Bicampeonato mundial!
Dalmo também tinha como característica a polivalência. Além de lateral esquerdo, podia atuar de zagueiro. Em um amistoso na Vila Belmiro, chegou a jogar com a camisa 10. Nas finais da Libertadores de 1963, atuou na lateral direita.
A despedida de Dalmo aconteceu no dia 09/08/1964, na vitória do Santos por 2 a 1 frente ao Juventus na Rua Javari. Dalmo voltava para o Guarani de Campinas.
No último dia 14, Dalmo, junto com seu ex-companheiros Pepe, Lima e Coutinho representaram os campeões mundiais de 1962 na comemoração dos cinquenta anos da conquista em uma linda homenagem no gramado de Vila Belmiro.
Acompanhe o Santos FC nas mídias sociais:
Orkut: www.orkut.com.br/santosfc
Facebook: www.facebook.com/santosfc
Youtube: www.youtube.com/santostvoficial
Flickr: www.flickr.com/santosfc
Twitter: @santosfc | @santosfcaovivo | @multiplicacao
